Autores

Conheça os autores associados da SOBRAMES-SP


Nesta página constam informações biográficas de todos os autores associados da SOBRAMES-SP que já tiveram textos literários publicados neste Blog desde sua criação, independente de sua condição atual na Sociedade.
Logo abaixo do nome de cada autor consta o "status atual":

1.TITULAR - Associados médicos em atividade na Sociedade
2.COLABORADOR - Associados não médicos em atividade na Sociedade
3.INATIVO Associados que deixaram de participar da Sociedade ou de contribuir com a anuidade.
4.IN MEMORIAM - Associados falecidos.
5.HONORÁRIO/BENEMÉRITO - Associados distinguidos com estes títulos.

Para ler os textos desses autores publicados no BLOG consulte a lista AUTORES e TEMAS na coluna à direita e clique sobre o nome do autor escolhido.

__________________________________________________________________
Aída Lucia Pullin Dal Sasso Begliomini
(Colaborador)
Natural de São Paulo nasceu em 13 de janeiro de 1957. Engenheira de produção e segurança do trabalho – trabalha atualmente no Instituto de Medicina Humanae Vitae –IMUVI. Sócia da Sobrames de São Paulo desde que foi liberada a entrada para sócios não médicos, há mais de 20 anos. Tem participado com poesias, crônicas e contos nas edições anuais das Coletâneas e das Antologias da Sobrames de São Paulo e também no informativo O Bandeirante.
Participa com assiduidade dos eventos promovidos pela Sobrames Paulista, pela Sobrames nacional e anualmente participa da Semana da Abrames como ouvinte. Atualmente é segunda tesoureira da diretoria da regional paulista. 
CONTATOS: - aidapdsb@terra.com.br

_____________________________________________________

Alcione Alcântara Gonçalves
(Titular)
Nasceu em Macaúbas – BA em 14 de novembro de 1943. É Médico Psiquiatra, diplomado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 1.968, especializado em psiquiatra, psicoterapia transpessoal e psicoterapia com regressão de memória. É advogado, administrador de empresas e executivo hospitalar. É diretor presidente, diretor técnico e diretor clinico da Clinica de Repouso Dom Bosco – Hospital Psiquiátrico com 200 leitos, na cidade de Tupã, onde reside. É também membro e co-fundador de diversas associações médicas. Escritor e poeta, é membro da SOBRAMES-SP e da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES), ocupando a cadeira Nº 02. Pertence a diversas outras associações literárias. Publicou seus trabalhos literários em diversas revistas e jornais, tendo participação em inúmeras coletâneas e antologias literárias.
CONTATOS: - aag@clinicadombosco.com.br
________________________________________________________________
Aldo Cesar Ribeiro Carpinetti
(Titular)
Nasceu em Campo Grande (MS) em 22 de novembro de 1957 e foi criado em Guaratinguetá – SP. Pai militar, com o qual aprendeu fotografia. Atuou como fotógrafo até o começo da vida adulta. 
Formou-se em medicina pela Faculdade de Vassouras (RJ) em 1983. Fez especialização em medicina do trabalho na USP e depois Homeopatia na APH – Vila Mariana (SP). Morou em São José dos Campos por 20 anos, mas atualmente mora em Taubaté, onde trabalha na Prefeitura Municipal.
Aldo é casado com Dulce, que é dentista. É pai de duas filhas: Giovana, terminando publicidade e Gabriela, no 5º ano de Medicina na UNITAU. Sempre gostou de escrever crônicas e pequenos contos, mas só agora, nestes últimos anos, vem conseguindo publicar seus trabalhos em coletâneas e antologias. Já está no seu 14º livro como coautor. Está aguardando resultado do processo de escolha para ingressar na Academia Taubateana de Letras. Seu hobby continua sendo a leitura de quase todo assunto e escreve sempre que possível.
No final de agosto de 2019 Aldo fez parte do grupo organizador da 1ª Bienal Literária de Taubaté. Participa de reuniões mensais de ufologia em São José dos Campos e do Grupo de Escritores de Taubaté.
Em 17.10.2019 ingressou na Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional do Estado de São Paulo – SOBRAMES-SP, como membro titular.

____________________________________________________
Aldo Miletto 
(in memoriam)
Formou-se médico pela Universidade São Paulo – USP em 1946, especializando-se em psiquiatria do desenvolvimento. Foi coordenador de saúde mental da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Membro do conselho da Fundação do Bem Estar do Menor - FEBEM-SP. Diretor da clínica psicológica da Sociedade Pestalozzi. Professor instrutor de psiquiatria infanto-juvenil da Escola de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórida de São Paulo. Em maio de 1952, publicou na revista “O Hospital” o trabalho científico “Anemia Falciforme”. Pertenceu à SOBRAMES-SP desde 1997, como membro titular, participando de suas publicações. Foi autor do livro de ensaios poéticos “Quando a gente colhe a rosa” – 1ª edição 1999 – republicado em 2000. Foi vice-presidente da Liga Sul-americana de Médicos Escritores – LISAME, acadêmico da ABRAMES – Academia Brasileira de Médicos Escritores e membro fundador da Sociedade Gaúcha dos Médicos Poetas – SGM Poetas. Nasceu em 05.05.1919 . Faleceu em 14.04.2008.

_____________________________________________________

Aline Andruskevicius de Castro
(Acadêmica)
É paulistana e residente na capital de São Paulo. Nasceu em 25 de maio de 1985. É advogada, graduada pela UNIP em 2007 - OAB 274.470-SP. Ao ingressar na Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic oficializou sua filiação à Sobrames-SP, que ela já frequenta há bom tempo ao lado da mãe, Sônia Andruskevicius de Castro.
CONTATOS: rsna@globo.com



________________________________________________________________________
Alitta Guimarães Costa Reis
(Titular)
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 14.09.1952. formou-se médica pela Faculdade de Medicina de Campos, especializando-se em psiquiatria. Pós-graduada pela UNICAMP, com mestrado em Saúde Mental. Especialização em Psicoterapia de Base Analítica (PUC) e Psiquiatria e Psicologia Clínica (UNICAMP). É professora de psiquiatria (UNICAMP). Publicou Tese de Mestrado em 1988 e Orientação de Pesquisas Científicas na Graduação e Pós-graduação. Vem acompanhando a trajetoria da SOBRAMES há mais de vinte anos, e ajudando a coordenar o Movimento Literario Saberes e Sabores de Sao Goncalo do Sapucai-MG. Participando ativamente das Jornadas Literárias e de algumas Pizza Literárias da SOBRAMES-SP, apesar da distância. É autora dos livros “Inultus” e “Venturi Ventis”.
CONTATOS: chai.alitta@hotmail.com

________________________________________________________________________
Amália Pelcerman
(Titular)

Nasceu em Tel Aviv, Israel. Mora no Brasil desde criança e estudou na escola judaica Renascença. Trabalhou como freelancer no jornal Resenha Judaica e na Editora Abril. É médica cardiologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina) e exerce a profissão. Sempre gostou de escrever e ganhou prêmios por resenhas e contos. Graduação EPM-UNIFESP em 1975. Especialização em Clínica e Cardiologia na UNIFESP em 1978. Mestrado em Medicina de Urgência na UNIFESP em 2003. Concurso Público Federal em Clínica Médica e Cardiologia atuando desde 1980 (UNIFESP). Coordenadora da Liga de Tabagismo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo de 1999 a 2001. Médica do Centro Olímpico de Treinamento da Prefeitura de São Paulo de 2008 a 2010. Professora da OPM- Observação à Prática Médica na UNIFESP desde 2011. Delegada do CREMESP desde 2015. Co-autora de artigos em Cardiologia. Capítulos em livros de Cardiologia. Fascículos da Enciclopédia Medicina e Saúde (Editora Abril) em 1973 e 74. Artigos na Revista da Hebraica e Resenha Judaica de 1973 a 1974. Três livros publicados em literatura não científica: "Coração sem lágrimas" em 2014, "Eu estive aqui...70 anos depois" em 2016 e "Segredos Médicos" em 2017. 

_______________________________________________________________________
Andrea Pio de Abreu
(Titular)
Andrea Pio de Abreu é médica formada pela Universidade Federal Fluminense / RJ em 2004, tendo se especializado em Nefrologia. É membro titular da Sociedade Brasileira de Nefrologia, e atualmente é doutoranda em Nefrologia na Faculdade de Medicina da USP. Possui crônicas publicadas em coletâneas da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, sendo autora do Blog “Nas Entrelinhas da Medicina” criado em 2008, onde escreve crônicas e pequenos contos relacionados à prática médica. É membro ativo da SOBRAMES-SP.
CONTATOS: andreapabreu@hotmail.com


__________________________________________________
Anienne Barbosa Gusmão do Nascimento
(Titular Inativo)
Nasci em Rondonópolis-MT, mas sou alagoana de coração, minha família é toda daqui e retornei aos três anos. Sou casada e tenho dois filhos. Médica Infectologista e trabalho na rede pública estadual, especificamente com Controle de Infecção em Serviços de Saúde. Estou cursando Letras que iniciei no segundo semestre de 2011. Decidi voltar a estudar quando estava para publicar “Memórias de uma Cortesã”, romance escrito praticamente com o sentimento e a intuição. Esse curso teve o principal objetivo de tornar minha vida mais leve e feliz, além de fornecer a técnica que tanto preciso para escrever melhor. Desde muito cedo a leitura fez parte da minha vida e a literatura sempre me fascinou. Escolhi ser chamada de Anienne Nascimento nos meios literários, a fim de separar da médica conhecida como Anienne Barbosa. A partir daí um mundo vasto mundo novo se abriu para mim. Em janeiro de 2014 fui aceita e me associei à Sociedade Brasileira de Médicos Escritores de São Paulo (SOBRAMES Paulista). 
CONTATOS: anienne.petrus@gmail.com

______________________________________________________________________
Antonio Carlos Lima Pompeo
(Titular)
Graduado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1968). Fêz residências em Cirurgia Geral (1969-1971) e em Urologia (1971-1973) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina – USP. Professor de Graduação e Pós-Graduação em Urologia na Faculdade de Medicina da USP desde 1974. Tem mais de uma centena de trabalhos publicados no Brasil e no exterior (relacionados no currículo). Livros editados: 7 sobre temas urológicos , 1 sobre ética, e 1 de literatura não médica  – "Meus tempos no Guaçu" que originou o título de membro da "Sociedade Brasileira de Médicos Escritores". Proferiu mais de 300 conferências/palestras no Brasil e no exterior. 
CONTATOS – pompeuro@uol.com.br 



______________________________________________________________________

Antonio Soares da Fonseca Junior
(Titular)
Médico formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua em Clinica e Cirurgia Vascular Ortomolecular e Obesidade. Nascido em 5 de maio de 1946, é natural de Itaporanga (PB). Reside atualmente em São Paulo. Dentre outros, é autor dos livros "Tudo o que um gordo deveria saber", "Dicionário de Português Nordestino\" ou \"Nordestês\", que tem contribuído para o entendimento do palavreado nordestino no sul do Brasil.É membro da Academia Maçônica Internacional de Letras com sede em Lisboa - Portugal e da  Academia Paulista Maçônica de Letras.

______________________________________________________________________
Arary da Cruz Tiriba
(Titular) 
Formado em medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1950. Médico sanitarista formado pela Faculdade de Saúde Pública USP em 1955, médico tropicalista formado pelo Instituto de Medicina Tropical da FMUSP em 1960, administrador hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Livre-docente e professor-titular daUnifesp/Escola Paulista de Medicina - Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Departamento de Medicina (atualmente aposentado, em atuação voluntária). Foi titular de umas das diretorias do Hospital Emilio Ribas, referência em infectologia com reconhecimento internacional, onde trabalhou de 1951 até 1986. Foi durante sua gestão que o hospital enfrentou a epidemia de meningite meningocócica em São Paulo que durou de 1970 até 1975. Na época outras epidemias surgiram como febre tifoide, encefalite, febre maculosa, porém com menos repercussão que a meningite. Por solicitação do ministério da Saúde deu assistência em vários estados do Brasil e para a região de Paissandu no Uruguai. Nessa época montou vários hospitais de campanha. Foi diretor do Instituto Pasteur de 1991 a 1992. Sempre foi um pesquisador de campo o que lhe valeu uma visão da conjuntura social das várias regiões do país. Sempre defendeu a ideia de que o estudo das doenças infecciosas não deve ficar restrito ao leito do enfermo. Defende a tese de que não se deve perder de vista a conjuntura social, epidemiológica, que culmina no adoecimento. Muito conveniente o conhecimento que, além da anamnese, além da queixa do doente existe a história não narrada, a história natural da doença. Arary Tiriba além de pesquisador e médico infectologista tem participado como professor da formação de várias gerações de médicos. Aposentado continua lecionando na Escola Paulista de Medicina ajudando na formação de novos médicos. É membro atuante da Associação dos médicos escritores, Sobrames SP. É um dos diretores e membro do conselho científico da Academia de Medicina de São Paulo. É uma referência tanto para a imprensa especializada como para a mídia em geral quando o assunto é relacionado com doenças transmissíveis.
BIOGRAFIA AMPLIADA AQUI
CONTATOS - atiriba@terra.com.br    

__________________________________________________________________________
Arlete Mazzini Miranda Giovani
(inativo)   
Nasceu na cidade de Marília, em São Paulo, no dia 06.07.1960. Formou-se enfermeira pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo em 1983, especializando-se em ortopedia.  Publicou os livros técnicos “Enfermagem: cálculo e administração de medicamentos” e “Enfermagem: cálculo e dosagens”. É membro colaborador da SOBRAMES-SP há nove anos, participando de sua diretoria no biênio 2003/2004. 
CONTATOS - arlete@inin.com.br


__________________________________________________________________________
Camilo André Mércio Xavier
(Titular)  
Médico Ortopedista, Professor Universitário. Nasceu na cidade de Ribeirão Preto, SP, em 08 de fevereiro, filho de Camilo Mercio Xavier e Henriqueta Masini Xavier. Formou-se na Faculdade de Medicina de Porto Alegre – UFRGS, em 1.952. Abraçou a carreira universitária dedicando-se ao ensino eà pequisa na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/SP. Exerceu o cargo de Professor Titular e Chefe da Área de Ortopedia e Traumatologia e de Bio- Engenharia até sua aposentadoria em 1997. É Membro da Academia de Ciências de Ribeirão Preto; da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto; Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e presidente da Academia de Letras de Ribeirão Preto 2003/2004. Acumula prêmios literários, incluindo o  outorgado no XVIII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, realizado em Gramado, RS, maio de 2000 (primeiro lugar, poesia). Obras:   Fugas cronológicas (poesia,1994); Alcance (poesia, 1996);  Volterra (poesia, 2000); Trilhas e Travessias ( poesia,2002). 
CONTATOS - camxavier@terra.com.br


__________________________________________________________________________
Camilo José de Souza
(Titular)  
Médico pediatra e hebiatra. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Pediatria. Especialização em Medicina do Adolescente com curso de Ensino Pedagógico - PUC/PR. Pós-graduado em Medicina do Adolescente - HC – USP. Especialização na Saúde da Família - UNIFESP. Autor do livro "Obesidade Infanto Juvenil". Participação em coletâneas e publicações da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES-SP. Reside e atua profissionalmente na cidade de Jundiaí (SP). 
CONTATOS - souza.cj@gmail.com

__________________________________________________________________________
Carlos Augusto Ferreira Galvão
(Titular)   

Nasceu em Santarém, às margens do rio Tapajós, no Pará, no dia 07/04/1949Passou os primeiros anos de sua vida pelo interior do Estado, acompanhando seu pai, médico sanitarista, permanecendo em Castanhal a maior parte de sua infância, donde se mudou para Belém aos quinze anos de idade. Formou-se médico pela Universidade Federal do Pará. Reside em São Paulo desde 1976, onde exerce a especialidade de psiquiatria e psicoterapia, além de clínica geral. Escreve por hobby desde os 45 anos e seu tema constante é o Pará com sua cultura, sua história e sua gente. É autor dos romances “A Terra de Tupã”(2003) e “Quando caem as cinzas” (2009).Vem publicando poesias e crônicas em coletâneas e antologias da SOBRAMES-SP, da qual foi presidente no biênio 2001/2002. 
CONTATOS: carlosafgalvao@hotmail.com 

________________________________________________________________________
Carlos José Benatti
(Titular)   
Nasceu na cidade de Assis, em São Paulo. Formou-se médico pela Santa Casa de São Paulo em 1969, especializando-se em endoscopia ginecológica. Ex-conselheiro do CRM-SP e ex-diretor coordenador médico do Hospital Santa Catarina em São Paulo. Publicou os trabalhos científicos “Endoscopia pélvica” e “Pólidos endometriais”. É diretor da Clínica Benatti, especializada em ginecologia e obstetrícia. É membro titular da SOBRAMES-SP há vários anos. Participou como co-autor em coletâneas e antologias além de ter escrito os livros “Colcha de Retalhos” (1988), “Retalhos de Emoções” (1992), “A vida que virá” (1994), “Pensamentos Reticentes” (2005) e “Pérolas Negras” (2006).
CONTATOS - cjbenatti@globo.com  

______________________________________________________________________
Delfim Silva Pires
(Titular)   
É cardiologista . Natural de Sertã (Portugal), ele nasceu em 20 de maio de 1950 e hoje reside e clinica em São José do Rio Preto. É piloto de ultraleve. O interesse na filiação decorreu da sintonia com os sobramistas quando ele participou do Congresso no Maranhão. Que essa sintonia continue forte e produtiva. 
Contatos pelo email delfimpires@hotmail.com




______________________________________________________________________
Carlos Roberto Ferriani
(Titular inativo)   
Nasceu em São José do Rio Preto-SP em 1951. Formou-se em Medicina em 1976, pela Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto. 76. Em Ribeirão Preto recebeu o Título de Cidadão Ribeirãopretano, em 2008. Rotariano, Rotary Ribeirão,ocupou vários cargos inclusive o de Presidente do Rotary Oeste em 1992. Atualmente é vice presidente da ACRECE- Associação dos Cidadãos Ribeirão pretanos e Eméritos, desde 2009; vice-presidente do Centro Médico de Ribeirão Preto.Diretor Social do Centro Médico de Ribeirão Preto. Membro da SOBRAMES, Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Membro da APPERJ- Associação dos Poetas Profissionais do Rio de Janeiro, recebendo o número de registro 454. Ocupa a cadeira de número 26 da Academia Ribeirãopretana de Letras, ARL  Diversos textos publicados pelo Jornal “O Bandeirante”, da Sobrames-SP. Vencedor do concurso de poesias, da UFSCAR, em dezembro de 2009, em primeiro lugar com o poema: “Internet”. Obra publicada ... Antes mesmo do sonho - Tempos poéticos  (2009, Editora Instituto do Livro de Ribeirão Preto, ISBN 85-62852-01-5. Em fase de impressão o romance Fragmentos de uma vidaCONTATOS - crferriani@terra.com.br

________________________________________________________
Ester Maria Bittencourt
(Colaborador)   
Enfermeira aposentada, formada pela Escola de Enfermagem da Universidade da Bahia, onde nasceu. Em 1961 veio para São Paulo e começou a trabalhar no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), onde ficou até 1997, quando se aposentou. Foi enfermeira do Serviço de Urologia por cerca de 30 anos, trabalhando também em outros serviços, tais como Pronto Socorro, Centro Cirúrgico, Divisão Técnica, como assistente, e também no Serviço de Assistência Domiciliar. Aposentou-se no setor de Litotripsia, no Serviço de Urologia. Atuou também no Pronto Socorro do Hospital São Paulo (UNIFESP) onde ficou de 1988 a 1992.  Adora ler textos em prosa e verso, crônicas, contos e outros. Recebeu estímulo do pai, já falecido,que propiciou o hábito da leitura a ela e aos irmãos. Escreve pouco, geralmente aproveitando situações ou fatos do cotidiano para torná-los engraçados. Reside atualmente em São Paulo, capital. 

________________________________________________________________________
Evandro Guimarães de Sousa
(Titular)   
Médico pneumologista, nascido em 03/11/1945 na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 1969. Fez Residência em Clínica Médica na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/ Santa Casa de Misericórdia de Minas Gerais, concluindo em 1971. Título de especialista expedido pela Associação Médica Brasileira em 11 de setembro de 1978. Mestrado em Clínica Médica: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia MG, concluído em 1998. Doutorado em Radiologia: Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Conclusão: 2000. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia MG. Membro da Câmara Técnica da Comissão Nacional de Residência Médica/MEC. Reside atualmente na cidade de São Paulo. 
CONTATOS: evandrogsousa@gmail.com

________________________________________________________________________

Evanil Pires de Campos
(Titular Inativo)   
Médico, natural de Botucatu, aposentou-se como Professor Adjunto, clinicou na UNESP, no togo – África, Hospital Emílio Ribas. Exerceu atividade médica e laboratorial, além de cursos na Universidade de Londres, Inglaterra. Estagiou na Universidade Complutense de Madrid – Espanha. Coordenou o setor médico no Projeto Rondon – Humaitá – Amazonas. Mesas redondas, cursos, congressos no Brasil e exterior com mais de 150 apresentações e mais de 50 trabalhos científicos publicados em Revistas Especializadas. Possui dois capítulosem Livros Médicos e 4 livros literários editados: “Florilégio Poético e Crônicas Seletas”, “Sonhos que Vivi”, “Versos Controversos” e “Considerações sobre a Obra de Machado de Assis”.Tem publicado textos e poemas nas Coletâneas da SOBRAMES-SP – Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, da qual é membro. Pertence à Academia Paulista de Medicina e Academia Brasileira de Médicos Escritores e Botucatuense de Letras, ocupando sua presidência no ano de 2006.
CONTATOS - claudiacampos62@hotmail.com 

_________________________________________________________________________
Evanir da Silva Carvalho
(Titular inativo)
Nasceu em 20/12/1967 na cidade de Portel, no Estado do Pará. Formou-se médico pela Faculdade de Medicina do Pará em 1992. É pós-graduado pela UNIFESP em reumatologia. Ingressou na SOBRAMES-SP em setembro de 2005 e desde então tem participado de suas atividades. Tem publicado suas poesias nas edições do Suplemento Literário do  jornal “O Bandeirante”. Fez parte da diretoria da regional paulista da Sobrames no biênio 2007/2008. Ainda inédito em livros, vem preparando seus trabalhos poéticos para publicação em breve. Participou de várias antologias e coletâneas da Sobrames-SP. 
CONTATOS - evanirpoeta@terra.com.br

__________________________________________________________________________
Flerts Nebó
(Honorário - Emérito) - in memoriam
Paulistano, nasceu em 09.09.1920. Formou-se pela Universidade de São Paulo em 1946, especializando-se em reumatologia. Fez diversos cursos nos Estados Unidos e na Europa.Tem mais de 100 trabalhos científicos sobre reumatologia publicados no Brasil e no exterior. Foi um dos fundadores da SOBRAMES-SP e da LISAME – Liga Sul-americana de Médicos Escritores. É acadêmico da ABRAMES – Academia Brasileira de Médicos Escritores. Dono de uma vasta produção literária tem mais de 70 livros publicados, em sua maioria romances sobre os mais variados temas. Foi co-editor do Jornal “O Bandeirante”, publicação da SOBRAMES-SP por longos anos. Tem dezenas de textos literários em prosa e poesia publicados em coletâneas e antologias. Faleceu em 16.06.2017.  

__________________________________________________________________________
Geovah Paulo da Cruz
(Titular Inativo)   

É mineiro de Patrocínio, nascido em 2 de dezembro de 1933. Estudou medicina na Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, formando-se em 1960 e especializando-se em oftalmologia. É também licenciado em biologia. Em 1965 publicou o ensaio “Tamplast - novo oclusor” na Revista Brasileira de Oftalmologia. É autor dos livros “Referencias para o Trilênio” (1968 - Editora Atalanta) e de “Heresia - Mistério no Sinai” (2007 - edição do autor). Culinarista, com livro a editar sobre comida e bebida. Criador da Nanopoesia e da Proesia, duas novas modalidades literárias. É membro titular da Sobrames paulista desde 1998 tendo participado de inúmeras publicações da entidade e de suas diversas atividades literárias. 
CONTATOS - geovahcruz@uol.com.br

__________________________________________________________________________

Guaracy Lourenço da Costa
(in memoriam)
Nasceu em São José do Rio Preto, São Paulo, no dia 28 de agosto de 1935. Cursou Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se formou em 1959, especializando-se em cirurgia plástica. Posteriormente, em 1996, formou-se advogado pela UNIARA - Universidade de Araraquara.É professor universitário da Faculdade de Direito de Araraquara e da Faculdade de Medicina de Araraquara. Há 6 anos é cronista semanal do jornal “O Imparcial”, de Araraquara. É assessor jurídico da Associação Paulista de Medicina, Secção Regional de Araraquara, há vários anos. É colaborador do “Jornal da Casa do Médico de Araraquara” (Revista Bimestral), escrevendo coluna jurídica, poesias, entrevistas com médicos antigos e charadas sobre temas médicos. Como membro titular da Sobrames paulista há onze anos, tem participado de suas antologias e coletâneas, além de outras publicações. Faleceu em 01.02.2018.

___________________________________________________________________________
Helio Begliomini
(Titular)
Médico urologista, paulistano, nascido em 21 de março de 1955, formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí em 1978. Tem mais de 190 trabalhos científicos publicados em revistas especializadas. Presidente da Comissão de Ética Médica e Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Urologia (1997/1999 e 2003/2005); Editor do Boletim de Informações Urológicas (1996/1997); Membro do Conselho científico da revista eletrônica “Urologia Virtual” (Urovirt) da Unicamp, desde janeiro de 2002. Publicou mais de 20 livros, dentre eles: “Tributo à Sobrames - 1965/2000” - (História - 1999); “A Sobrames Nacional e seus Presidentes” - (História e biografias - 2001); “Juscelino Kubitschek de Oliveira - Patrono da Sociedade Brasileira de Urologia” - (História e documentário - 2005); “Urologia, Vida e Ética” - (Ética e deontologia médica - 2005); “Sobrames Paulista - Compêndio de seus 20 anos de história” (História - 2008).É membro da União Brasileira de Escritores - UBE, Ordem Nacional dos Escritores - ONE, Academia Brasileira de Médicos Escritores - Abrames, Liga Sul-Americana de Médicos Escritores - Lisame e Academia Cristã de Letras. É um dos fundadores da Sobrames Paulista. Já ocupou a presidência da regional São Paulo em 1992/1994, 2007/2008 e 2009/2010. 
BIOGRAFIA AMPLIADA AQUI.
CONTATOS - heomini.ops@terra.com.br

____________________________________________________________________________
Hélio José Déstro
(Colaborador inativo)
SABOR DE VIDA - Eu – Hélio José Déstro -sete livros editados – 35 antologias. Poesias publicadas em jornais literários. Não nasci literato – poeta... Fiz-me poeta. Declaração de soma e Multiplicação de: Diplomas, certificados, medalhas e estatuetas. Hoje falarei sobre a minha BIOGRAFIA: A ODONTOLOGIA e a POESIA. Formei-me com 21 anos e seis meses. Exerci por 50 anos a profissão. Pra sempre aprender neste período fiz 35 cursos. SABOR DE VIDA - Comecei a escrever de repente. Perguntaram-me por que me apresento diferente. Fiz cursos: de TEATRO e de ORATÓRIA. E sou um observador de gente. Estou nesta lida há 27 anos. Trabalhos publicados em jornais de grande tiragem. Tenho cerca de 240 certificados: de Academias, Prefeituras. Neste período ganhei um total de 76 concursos no: BRASIL, ARGENTINA, ITÁLIA e PORTUGAL. Sou um criador: minhas mensagens. As poesias VISUAIS FUTURISTAS. Onde a mensagem é inserida na imagem. Criei poemas XIPÓFAGOS-GÊMEOS. Dois poemas que lidos em continuidade. Formam um terceiro. SABOR DE VIDA - Maria (esposa) tinha uma firma a OLIMPÍADAS  de Artigos Esportivos com 250 funcionários. Em meio período para ajudá-la e a seu irmão Lidando com publicidade. Exportação. Fiz 9 cursos. Gerenciando parte bancária assim me comunicava com diferentes personalidades, aprendizado que uso nas minhas apresentações. Ilustrações de computador, de recortes de jornais e revistas. Estou pesquisando para entrar no Livro dos Recordes o GUINNESS WORLD RECORDS - Sobre diplomas, certificados, estatuetas. TOTAL 284. 
CONTATOS - jmd6@uol.com.br

___________________________________________________
Helmut Adolf  Mataré
(In Memoriam)
Nasceu na Alemanha (Aachen) em 24.12.1917. Estudou medicina (sua especialidade era a radiologia) durante a guerra e participou de diversas campanhas. Foi médico de um batalhão de infantaria na frente contra a União Soviética, época em que ele narrou essa experiência  no livro "A Guerra nos Pântanos". Estudou no Canadá francês, e nos anos 50 veio radicar-se no Brasil, vivendo nas cidades de São Paulo e Bertioga. Foi sócio-fundador da Sobrames-SP (1988), tendo participado na diretoria da entidade em diversas gestões. Autor dos livros "Memórias de um Médico na Segunda Guerra Mundial"  e "A Bíblia tão desconhecida", volumes disponíveis na Biblioteca da Sobrames-SP. Teve participação em várias edições da "Antologia Paulista" e também da série de coletâneas, "A Pizza Literária", publicadas pela regional paulista. Foi colaborador com textos literárias em várias edições do suplemento "Páginas Sobrâmicas" e posteriormente do Suplemento Literário do jornal "O Bandeirante". Foi premiado na primeira e segunda edições da  Jornada Médico-Literária Paulista. Faleceu em janeiro de 2016, aos 98 anos.

________________________________________________________________________
Hildette Rangel Enger
(In memoriam)
Nasceu em Salvador (BA) em 27 de fevereiro de 1936, formou-se em Medicina em 1959 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e mudou-se para São Paulo no ano seguinte para completar sua formação acadêmica. Amou a cidade e tornou-se cidadã paulistana por adoção. Talvez como uma válvula de escape para a aridez da profissão médica, dedicou-se também à atividade literária. Medicina e literatura frequentemente andam juntas – que o diga a formação da Sociedade de Médicos Escritores, que existe mundialmente. Teve poemas publicados no Jornal do Centro Acadêmico da Faculdade e no Jornal da Associação de Médicos da Santa Casa de São Paulo. Em 1971, recebeu duas menções honrosas no concurso do Departamento Cultural da Associação Paulista de Medicina. Em 1982 publicou Encontros e Desencontros, numa edição artesanal de mil volumes que logo se esgotaram. Em 1989, com outros colegas, foi cofundadora da regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames. Fez parte da diretoria regional e posteriormente da nacional, como secretária, no biênio 94-96. Organizou e participou da 1ª Coletânea da Sobrames, intitulada Por um Lugar ao Sol. Na 1ª Jornada Literária da Sobrames em Jundiaí, recebeu 1º, 2º e 3º lugares de Poesia e 2º lugar de Contos. Participou das antologias e coletâneas da Sobrames regularmente. Em 2012 publicou Semeaduras, já em 2ª edição, que reúne trabalhos de várias épocas de sua trajetória Pouco antes de falecer, em 12.08.2016, Hildette lançou seu terceiro e último livro, Variações do Tempo. 

______________________________________________________________________
Isamar Rizzo Falanga
(Colaborador - inativo)
Odontologia. Reside na capital paulista e é natural da cidade de Cruzeiro no estado de São Paulo. Nasceu em 14 de novembro de 1952. Graduada pela Faculdade de Odontologia da USP em 1975, com especialização em Saúde Pública. CONTATOS: isamar.falanga@uol.com.br




_________________________________________________________________________
Jacyra da Costa Funfas
(Colaborador - inativo)
É paulistana, nascida em 1º de julho de 1929. Formou-se na Escola Normal Padre Anchieta em 1951, sendo pioneira do ensino municipal de São Paulo criado em 1956 pelo prefeito Toledo Pizza. Aposentou-se na função de professora supervisora. Cursou direito na FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas, formando-se advogada em 1977. É membro da Sobrames paulista desde 1995, tendo participado de inúmeras coletâneas e antologias, além de outras publicações. 
CONTATOS - jfunfas@globo.com 
__________________________________________________________________________
José Alberto Vieira
(Titular)
Médico anestesiologista, membro da Sobrames-SP, participa das atividades literárias e publicações, sendo integrante de sua diretoria desde o biênio 2011/2012. 
CONTATOS - jafmvieira@hotmail.com





___________________________________________________________________________
José Francisco Ferraz Luz (Chico Luz)
(Colaborador)
Nasceu em 8 de março de 1945 na cidade de São Paulo. Formou-se na Faculdade de Direito de Guarulhos em 1976 com especialização em Ciências Jurídicas e Sociais. Ele reconhece que foi displicente como estudante, ao repetir quatro vezes o primeiro ano ginasial. Somente depois de casado adquiriu realmente a vontade de estudar, cursando e prestando exames de Madureza e entrando na Universidade. O interesse pela literatura surgiu após se tornar advogado. Para Francisco, escrever é um recado telegráfico e ele gosta de dar o seu recado sem muitos floreios. De início escreveu dois trabalhos científicos: “Fundação, Associações de Empregados e Sindicatos na CESP” (1987) e “Fraudes no Consumo de Energia” (1989). Anos mais tarde lançou os livros “Chico e Seu Estado de Espírito” (uma coletânea de artigos publicada em 2011) e “Chico e Seu Estado de Graça” (poesias editadas em 2014). Francisco possui uma boa voz (naipe baixo) e já participou de vários corais, mas sua vontade é de cantar solo. Francisco é casado com Myriam há 45 anos que sempre o acompanha nos eventos. Ele participa de várias entidades culturais e literárias: Movimento Poético Nacional, Casa do Poeta Lampião de Gás, Associação Portuguesa de Poetas, Associação Portuguesa de Escritores, Ordem Nacional dos Escritores. É membro da Sociedade Veteranos de 32 MMDC, é Mestre Instalado do Grande Oriente do Brasil e Grau 33 da Maçonaria. Participa com frequência das Pizzas Literárias da Sobrames-SP. 
CONTATOS: josefranciscoferrazluz@adv.oabsp.org.br

______________________________________________________________________
José Hugo de Lins Pessoa
(Titular)

Médico pediatra, é professor titular emérito de pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP). Nascido no dia 11 de setembro de 1944, na cidade de Recife (PE).  Radicou-se definitivamente no estado de São Paulo, na capital, e na cidade de Jundiaí, exercendo a medicina pediátrica e atividades docentes. Trabalhou atendendo pacientes em ambulatórios, enfermarias, prontos-socorros e, atualmente, com 48 anos de profissão, continua trabalhando em seu consultório, na cidade de São Paulo. Exerceu a docência em pediatria no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) como preceptor de residentes, e na Faculdade de Medicina de Jundiaí como professor de pediatria. José Hugo de Lins Pessoa organizou o serviço de pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, no Hospital de Clínicas de Franco da Rocha (Hospital Estadual). O internato e, posteriormente, a residência em pediatria, passaram a ser desenvolvidos nesse serviço até a criação do Hospital Universitário (HU) da própria faculdade, em 2004. Ocupa a cadeira nº 61 na Academia de Medicina de São Paulo, onde foi admitido em 27 de abril de 2016.
E-mail: jhlpessoa@terra.com.br

_________________________________________________________
José Jucovsky
(Titular Benemérito)
Nasceu na cidade de Salvador - BA, em setembro de 1925, tendo-se formado pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia (FMUB) em 1950. Iniciou sua vida profissional no Paraná, transferindo-se para a capital de São Paulo em 1957, onde, integrado com um grupo de colegas, dedicou-se à sua especialidade (GO), ginecologia e obstetrícia, no Hospital e Maternidade do Belém, durante 30 anos consecutivos. Publicou “Casal Grávido”, em 1994, livro destinado a orientar o pré-natal das grávidas, livro teve  segunda edição em 2011e vem sendo distribuído gratuitamente a leitoras e entidades interessadas. Em 2004 publicou “Louvando a Vida”, juntando aos seus, textos do irmão Jayme Jucovsky, in memoriam. Em 2012 publicará “A Dama de Branco - romance urbano do recôncavo baiano”. Convidado pelo colega Walter Whitton Harris, presidente da SOBRAMES-SP durante o biênio 1999/2000, tornou-se  membro titular, colaborando nas diversas publicações , dentre elas o informativo mensal “O Bandeirante”, além de participação nas coletâneas e antologias. 
CONTATOS - jucovsky@ig.com.br 

___________________________________________________________________________
José Leopoldo Lopes Oliveira
(Titular)
Médico. É membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional do Estado de São Paulo, tendo participação em suas atividades literárias e publicações.
CONTATOS - leopoldolopes@zipmail.com.br





______________________________________________________________________

José Martins Filho
(Titular Inativo)
Médico pediatra formado pela Universidade de São Paulo (USP), em 1967. Atualmente é professor titular e emérito de pediatria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na Faculdade de Medicina da Unicamp foi diretor (1988-1990); vice-reitor (1990-1994) e reitor (1994-1998). Também nessa universidade foi o fundador do Curso de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, e criador do Centro de Investigação em Pediatria, tendo sido seu primeiro presidente. Presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, e é o atual presidente da Academia Brasileira de Pediatria, onde ocupa a cadeira no 21. Conferencista nacional e internacional com temas sobre saúde infantil, relações familiares, criança terceirizada e aleitamento materno, trabalhou na Espanha, como pós-graduando, no Hospital Infantil La FE, em Valencia, e depois fez especialização em pediatria social e comunitária no Centro Internacional da Infância, em Paris, França; e em Budapeste, Hungria. Foi consultor temporário para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em assuntos de aleitamento materno. Seus livros, publicações, vídeos, entrevistas, podem ser vistos no site pediatrajosemartinsfilho.wordpress.com

___________________________________________________________________________
José Rodrigues Louzã
(In Memoriam)
Natural de São Paulo, capital. Nasceu em 1o.01.1929 e faleceu em 27.02.2015. Formou-se médico em 1952 pela Universidade de São Paulo, especializando-se em ginecologia. Foi Presidente da Academia de Medicina de São Paulo no biênio 1991/1992. Tem inúmeros trabalhos científicos publicados na Revista Paulista de Hospitais, Revista Paulista de Medicina, Revista Brasileira de Medicina, Carisma e Revista Cultura e Saúde. Pertence à SOBRAMES-SP há 15 anos, sendo membro titular. Participou como co-autor de diversas antologias e coletâneas da SOBRAMES-SP, sendo também colaborador da Revista Brasileira de Médicos Escritores – RBMeL, publicação da SOBRAMES Nacional, além do jornal “O Bandeirante”, publicação da regional paulista. 
BIOGRAFIA AMPLIADA AQUI 

__________________________________________________________________________
Josef Tock
(Titular)
Nascido em Franca – SP, formado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo UNIFESP em 1966 onde iniciou suas publicações literárias no jornal “O Biceps”. Foi médico residente em oftalmologia no Hospital do Servidor Público Estadual São Paulo - IAMSPE onde trabalhou no serviço de oftalmologia até 2007. Foi Professor Assistente da disciplina de oftalmologia da Universidade Santo Amaro UNISA de 1.982 a 2.000, contribuindo na formação da Residência Médica e no curso de graduação da mesma. Doutor em Medicina pelo Hospital Servidor Estadual SP – IAMSPE ano 2.000. Bacharel em Direito pela UNIP – São Paulo em 2.006 e atualmente participa do Núcleo de Saúde Pública da Fundação Getulio Vargas. Foi presidente do Lions Clube SP Paraíso e Assessor da Governadoria em assuntos da visão. Na Sobrames SP foi vice-presidente na gestão 92-94 iniciando com Dr. Helio Begliomini a editar o jornal da Sobrames, posteriormente substituído pelo jornal “O Bandeirante”. Tem participado de varias coletâneas da Sobrames e congressos literários onde recebeu vários prêmios. Publicou em 1.987 o livro de poesias e pensamentos “Essências”. 
CONTATOS - jtock@uol.com.br

___________________________________________________________________ 
Josias Pereira dos Santos 
(Titular)

Nasceu em 26.06.1934 em Carinhanha, na Bahia. É médico cardiologista e ecocardiografista, formado pela Escola de Medicina da Universidade Católica da Bahia em 1962. Licenciado em medicina pelo exame FLEX - Federation Licensing Examinacion em Nova York. Credenciado pela ACLS - American Heart Association em Nova York em 1984. Ganhou os seguintes  troféus : Melhores da Medicina (2006); Medicina Brasil (2010); Troféus Anita Garibaldi e Giu-seppe Garibaldi, em Porto Alegre (2010). Concursado em cardiologia pelo Estado de Rondônia. É membro titular da  Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES-SP, desde abril de 2019. Hoje aposentado, reside em Tangará da Serra - MT, onde vem se dedicando à literatura.

_______________________________________________________________________
Josyanne Rita de Arruda Franco
(Titular)
Iniciou o percurso na literatura ainda na adolescência, porém amadureceu sua arte literária ao se tornar membro associado da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES SP. A convivência com Médicos Escritores possibilitou o desenvolvimento de sua arte e foi a presidente da entidade em duas  gestões consecutivas. Também é membro titular da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES) e da Academia Jundiaiense de Letras (AJL), membro da Liga Sul Americana de Médicos Escritores (LISAME) , da União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (UMEAL), membro correspondente internacional da Associação de Médicos Escritores e Artistas de Moçambique (AMEAM) e da Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes (ATLECA). Nasceu no estado do Amapá, cidade de Macapá, tendo passado a juventude na cidade de Belém, no Pará. Reside há 28 anos em Jundiaí, interior de São Paulo, onde exerce suas atividades profissionais como médica pediatra e psicanalista. Costuma dizer, sobre suas composições poéticas, que tem “o pensamento no sublime, a vida na realidade e o coração na selva”.. Publicou “Depois que as horas se foram...” (Poesias), “Florfinha, a Flormiguinha” (livro infantil em versos), "Assoalho de Plumas" (poesias) e "Desvãos do Pensamento" (poesia e prosa). Atualmente é editora do jornal “O Bandeirante”, da Sobrames-SP. Em parceria com escritoras jundiaienses criou o periódico literário CAJU, que circula mensalmente nos meios culturais e artísticos de Jundiaí divulgando prosa e poesia. Participa de Coletâneas e Antologias com diversos autores. 
CONTATOS - josyannerita@gmail.com

_______________________________________________________________________
Juarez Moraes de Avelar
(Titular)
Juarez Moraes de Avelar nasceu em Ituiutaba (MG), aos 23 de julho de 1942. Graduou-se em medicina em 11 de dezembro de 1968, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade da Guanabara (UEG) – atualmente Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Fez residência e curso de pós-graduação em cirurgia plástica na 38a Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e na Clínica Ivo Pitanguy em 1970, 1971 e 1972. Professor de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Membro da Academia Paulista de Medicina. Organizador, presidente e/ou coordenador  54 Congressos, Jornadas, Cursos e Simpósios sobre diversos temas relacionados à Cirurgia Plástica e à Medicina em geral. Proferiu conferências, Professor de Curso, realizou demonstrações cirúrgicas em vários estados brasileiros e em outros 40 países. Realizou mais de 800 conferências sobre múltiplos temas de Cirurgia Plástica no Brasil e em outros países. Editor e autor de 19 livros em sua especialidade.
Contatos:   juarezavelar@bol.com.br  

____________________________________________________
Karla Carbonari
(Acadêmica - Inativo)
Graduanda do curso de medicina na Faculdade São Leopoldo Mandic - Campinas-SP. Doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Jundiaí(CEP FMJ). Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário do Triângulo (2001), graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2009), especialização em Tanatologia(FMUSP - 2009), Especialização em Psicooncologia(FCMBH - 2012) e mestrado em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Professora convidada na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Professora da Faculdade São Leopoldo Mandic - curso de Medicina. Pesquisadora e membro do NIPPEL - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP. Membro e pesquisadora do GPCOM - EEUSP. Atua principalmente nos seguintes temas: tanatologia, psicooncologia, saúde coletiva, saúde da família, medicina de família, equipe interdisciplinar, psicologia, cuidados paliativos, comunicação, família e adolescente. Atualmente coordena uma equipe de Cuidados Paliativos da Clínica São Luckas. Desenvolveu trabalho com crianças em fase terminal e seus pais sob orientação do Prof. Dr. Joel Sales Giglio na UTI Pediatria do HC Unicamp. Integra o grupo de voluntários que realizam acampamento com crianças, adolescentes e seus irmãos em tratamento ou em acompanhamento oncológico no Hospital AC Camargo.
CONTATOS - kakacarbonari@gmail.com



______________________________________________________
Lêda Rezende
(Titular inativo)
Nasceu em 05 de maio de 1950, na cidade de Salvador. Lêda Maria Rezende de Almeida formou-se em 1976 pela Universidade Bahiana de Medicina. Especializou-se em pediatria, com  formação em psicanálise e pós-graduação em nutrologia. Publicou diversos artigos científicos, dentre os quais se destacam “Dor, onde dói?”, “Um caso de histeria masculina”, “Duas bodas e um funeral” e “Psicanálise de uma morte anunciada”. Mantém seus escritos, em sua maioria crônicas, num blog hospedado em blogs.abril.com.br/leda.  
CONTATOS - ledarezende@uol.com.br

_____________________________________________________
Lígia Terezinha Pezzuto
(Colaborador)
Ligia Terezinha Pezzuto nasceu na capital paulista em 12 de julho de 1962. É jornalista formada pela PUC-SP em 1986, sendo especialista em revisão de textos. Participou de várias antologias pela Sobrames-SP – Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Tem como estilo escrever com simplicidade. O transcendente, o outro, o amor, a natureza fazem parte dos temas escolhidos pela autora. Lançou o livro de poesias “Palavras do Coração”, edição particular, em 1993, na Livraria da Vila, em São Paulo. Desde então vem colecionando novas poesias, contos infantis e também crônicas, para oportuna publicação. Em 2005, publicou na Revista de Catequese, ano 29, nº 110, da UNISAL – São Paulo, o artigo “A Prática da Pastoral da Escuta na Igreja Hoje”. É membro da União Brasileira de Escritores - UBE e participa do site Recanto das Letras. É membro também da Sobrames-SP, tendo ocupado cargo na diretoria em 1999/2000, tendo participado também das gestões 2007/2008 e 2009/2010.
CONTATOS : ligiapezzuto@yahoo.com.br

______________________________________________________
Lúcia Edwiges Narbot Ermetice  
(Titular)
Nascida em São Paulo (SP) em 11 de dezembro de 1944. Formada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em 1969, onde fez também residência médica em dermatologia. Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. É casada e mãe de duas filhas. Reside em Campinas. É membro efetivo do Portal do Poeta Brasileiro e da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro (cadeira 21), nos quais exerce a função de Diretora de Projetos. É membro também da Casa do Poeta de Campinas. Tem três livros publicados: “Versos ao Longo do Caminho”, poesia, Gráfica Editora Emopi, Campinas, 2004; “Uma Rede na Varanda”, prosa – crônicas e contos curtos – Editora Iluminatta, Campinas, 2013; “Parceria”, poesia, Editora Iluminatta, Campinas, 2014. Além disso, tem várias participações em antologias. 
Blog: Http://bonecasnomeucoracao.blogspot.com  http://recantodasletras.com.br/autores/lunarbot
facebook: Lu Narbot Palavras ao Vento.

_____________________________________________________
Luiz Celso Mattosinho França  
(in memoriam)
Anatomia Patológica . Natural de Jaú-SP, reside na capital paulista e nasceu em 12 de abril de 1931. Pertence à SBP e à Academia de Medicina de São Paulo. 
BIOGRAFIA AMPLIADA AQUI







__________________________________________________________

Luiz Giovani
(Titular inativo)
Médico formado em 1968 pela FMUSP, vice-presidente da SOBRAMES-SP (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – regional São Paulo) gestão 2001-2002, presidente da SOBRAMES-SP gestão 2003-2004 e secretário da LISAME (Liga Sul-Americana de Médicos Escritores). Obras publicadas: em 1996 “A feiticeira não deixarás viver”, livro de contos de ficção premiado com o terceiro lugar no concurso “Quero-Quero”, XVIII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e I da Liga Sul-Americana de Médicos Escritores, realizado em Gramado, em maio de 2.000. Em 2001 “Pobre lobisomem”, livro de contos de ficção. Escreveu o conto “Natal” premiado com o primeiro lugar no concurso “Elos Clube de Santos” (1997); o conto “A calçada da fama” premiado em segundo lugar no concurso anual da ABRAMES (Academia Brasileira de Médicos Escritores) em 2002; o conto “O jogo da velha” premiado com o primeiro lugar no concurso anual da ABRAMES  em 2004.  
CONTATOS - giovani@inin.com.br

____________________________________________________
Luiz Jorge Ferreira
(Titular)
Nasceu em Belém do Pará, no dia 19/07/1955. Formou-se médico pela Universidade Federal do Pará em 1978, exercendo clínica geral em hospitais da grande São Paulo. É um dos membros fundadores da SOBRAMES-SP, participando ativamente de suas publicações, antologias e coletâneas. Autor dos livros “Cão Vadio”, “Berro Verde”, “Beco das Araras”, “Thybum” e “O Avesso do Espantalho”. Participou em coletâneas da União Brasileira de Escritores – UBE (PA), da qual também é membro. Letrou música para alguns compositores de MPB e Música Regional de Raiz. Milton Batista, Edinaldo Lobato, Alfredo Reis, José Serra e Fernando Canto. Foi premiado em vários concursos literários de contos e poesia: Prêmio Canon 2009, Prêmio Bernardo de Oliveira Martins 2002 – 2003, Premio Flerts Nebó 2006 – 2007, International – Poetry 1983 (University of Colorado, Boulder). Publicou poema sobre o operário Santo Dias (Morto em manifestação de greve no Brasil) no Le Monde (Paris – França). 
CONTATOS - ljorgeferreira@uol.com.br

___________________________________________________
Manlio Mario Marco Napoli
(Titular Emérito e Benemérito)
É paulistano, nascido em 10.12.1921. Em 1946 formou-se médico pela Faculdade de Medicina da USP, especializando-se em ortopedia e traumatologia. É Professor Emérito em ortopedia e traumatologia da FMUSP. Fundador e 1º presidente da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé (1977-1979). Presidente do Congresso Mundial da Sociedade Internacional de Medicina e Cirurgia do Pé (1981). Presidente Mundial da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Pé (1982-1985). Publicou trabalhos científicos sobre “Tratamento cirúrgico do pé eqüino-varo congênito recidivado e inveterado - contribuição à técnica e estudo crítico baseado em 155 casos”. É membro da Sociedade Brasileira de História da Medicina, da SOMIB – Sociedade Médica Ítalo-Brasileira e do Centro de Estudos Godoy Moreira (IOT/HC/FMUSP). É Membro titular da Academia Militar de Medicina. É membro titular da SOBRAMES-SP desde 1990 e tem participado de suas diversas coletâneas (1991, 1993, 1998, 2000, 2002 e 2004), além de  participações em Anais de Jornadas e Congressos literários da mesma. 
BIOGRAFIA AMPLIADA AQUI
__________________________________________________
Manoel de Jesus de Sousa Lisboa
(Colaborador)
Nasceu em Barreirinhas, MA. no dia 17 de abril de 1954. É poeta, escritor e, pai de família, os primeiros anos do primário, cursou nos lugarejos de Tucuns e Tratada, o concluiu no Grupo Escolar Joaquim Soeiro de Carvalho no ano de 1968, em Barreirinhas. Nos anos de 1969 e 1970 estudou no Ginásio Bandeirante de Barreirinhas (GBB), no final de dezembro de 1970 mudou para São Luís, concluiu o primeiro grau no Ginásio Nina Rodrigues, em dezembro de 1972. Está radicado em São Paulo, Capital; desde julho de 1974.  Cursou o 2º. Grau no Colégio Fernão Dias Paes, entre os anos de 1975 a 1977, em Osasco. Formou-se em direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), em dezembro de 1981. É advogado militante desde o ano de 1982. Foi membro do Centro de Oratória Rui Barbosa (CORB), de dezembro de 1974 a outubro de 1986, quando então participou de duas Antologias poéticas, em 1981 “IMPRESSÕES – POEMAS”, e em 1986 “JOGO DOS INSTANTES”. Embora tendo ficado afastado dos meios literários por um longo tempo, entretanto, não parou de produzir textos, poemas, crônicas, inclusive acabou de publicar o livro: “MINHAS MEMÓRIAS – Apesar das Intempéries”. Enquanto escreve sua alma vai se amoldando aos vendavais da vida, aos cataclismas, mas os seus olhos não se cansam de apreciar as belezas de um rio de água corrente, a magnitude de um pássaro voando, tudo isso são fontes inesgotáveis de sua criação!.
CONTATOS: pradolisboa@terra.com.br ___________________________________________________
Márcia Etelli Coelho
(Titular)
Formada pela Escola Paulista de Medicina em 1979 e atua na área de Medicina Ocupacional. Autora dos livros: “Andarilho - Em Busca de se Encontrar”, “Rastros na Areia”, “Corpo Espelho D´Alma”, “Os Apóstolos do Zodíaco” e “Entre o Laço e os Nós”. Conquistou o Primeiro Lugar em vários prêmios literários, entre os quais o Concurso Minas do Ouro do XXIII Congresso da Sobrames Nacional (2010), o Prêmio Bernardo de Oliveira Martins – Sobrames SP (2010), o Prêmio Aldo Miletto de Melhor Desempenho na Sobrames SP (2010), além de ser classificada em Segundo Lugar no Concurso Categoria Prosa na XI Jornada Médico-Literária Paulista Sobrames SP (2011) e no Prêmio Flerts Nebó (2011). Ocupa o cargo de primeira secretária da Sobrames São Paulo (Biênio 2011-2012) e é uma das coordenadoras deste blog. 
CONTATOS - marciaetelli21@gmail.com

___________________________________________________
Marcos Gimenes Salun
(Colaborador Honorário)
Nasceu em 15 de setembro 1953, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Cursou comunicação social e formou-se jornalista em 1978 pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FMU-FIAM). Foi free-lancer em inúmeros jornais de bairro, editor e repórter de jornais de empresa por longos anos. Foi editor do jornal “O Bandeirante”, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Sobrames-SP, na qual também ocupou cargos na diretoria por vários anos. Organizou e coordenou diversos encontros culturais, jornadas e congressos literários nacionais e internacionais. Tem participado de várias coletâneas e antologias, sendo em muitas delas também seu organizador e editor. Premiado em inúmeros concursos literários. Em parceria com Roberto Caetano Miraglia publicou o livro “Contos & Encontros” (1998), com objetivos benemerentes. É autor dos livros “Meu Gato Sumiu” (1998 - 2a.edição 2011); “Trilogia Paciente” (2000); “O Encantador de Passarinhos” (2011); "Esquinas Noturnas" (2014); "O Natal Estragado" (2014)  "Tia Mariquinha, me conta uma estória?" (2014), "Para bem existir" (2017) e "Pipas no caminho" (2018). Co-autor, com Helio Begliomini, do livro “Sobrames Paulista - Compêndio de seus 20 anos de história - (1988/2008)”. É membro da Academia Virtual Brasileira de Letras - AVBL, onde ocupa a cadeira nº 60. Tem trabalhos literários publicados em inúmeros sites, sendo co-autor de várias coletâneas virtuais (e-books). É membro no Movimento Internacional Poetrix - MIP. 
CONTATOS - msalun@uol.com.br

___________________________________________________
Maria da Glória Moreira Civile
(in memoriam)   
Natural de Portugal, é esposa de Rodolpho Civile e, mesmo não escrevendo, é assídua frequentadora das Pizzas Literárias, Jornadas, Congressos e demais atividades da SOBRAMES, mantendo-se adimplente desde seu ingresso, há longos anos. 






__________________________________________________________
(Titular inativo)
Médica psiquiatra, membro das regionais de São Paulo e de Pernambuco da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Participa ativamente da sociedade, em congressos, jornadas e publicações. Laureada em diversos concursos literários.
CONTATOS facalife@uol.com.br




_________________________________________________________________________


Nasceu em 20 de maio de 1933, na cidade de Lourenço Marques, então capital de Moçambique (África Portuguesa). Bacharelou-se em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes – ECA, da Universidades de São Paulo, tendo atuado nas empresas: Hobby Sports, GRUNASE - Grupo Nacional de Serviços e  na Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, onde se aposentou. Frequenta a SOBRAMES- de São Paulo desde 1991, passando a membro colaborador e ocupando cargos na diretoria desde 2006. Gosta de escrever e participou de algumas coletâneas e antologias da SOBRAMES-SP. e da Antologia Literária da Casa do Novo Autor. Foi premiada em concurso literário de prosas da Jornada Médico-literária Paulista de 2011, recebendo o primeiro lugar (Troféu Bandeirante). É casada a com José Rodrigues Louzã e seus filhos são Mario, Stella Maria e Silvia Maria e os netos – seu orgulho- Julia, André, Fabio, Roberto, Rodrigo e Beatriz. CONTATOS - jlouza@uol.com.br

________________________________________________________________________

Maria Gertrudes Valiengo Focássio 
(Titular)
Maria Gertrudes Vagliengo Focássio, mais conhecida como Tuty, nasceu em São Paulo. Formou-se em Medicina pela UNICAMP sendo atualmente  médica do trabalho na Liberty Seguros e no Serpro. Getrudes também cursou Informática, Literatura Americana na União Cultural Brasil-Estados Unidos e  na Vip Class. Teve uma ligação afetiva profunda com sua mãe, a educadora, escritora didática e poetisa Persides Pires do Amaral. E, devido à convivência desde cedo com atividades intelectuais, ela própria já escrevia estórias e poesias na adolescência. Abandonou por longo tempo a literatura quando optou por Medicina como profissão. Na vigência do luto pela perda da mãe, Gertrudes surpreendeu-se escrevendo poesias novamente. Tem dois livros de poesias publicados: “Sonho Azul” e “ Cor de Outono” e participou de um Antologia denominada “Treze em Metáforas Poéticas”. Em breve pretende lançar o livro “Perfume do Cedro”, e está iniciando um romance: “O Sorriso do Amanhã”. Gertrudes é membro da “Catedral Evangélica de São Paulo”,  do “Movimento Poético Nacional”, do “Grupo de Poetas, Cantores , Músicos e Declamadores Independentes de São Paulo”, além de participar da  “Associação de Poetas Portugueses”.
CONTATOS - gertrudes.tutty@terra.com.br

_________________________________________________________________
Mario de Melo Faro 
(in memoriam)
Nascido em Santos em 1921, faleceu em 11 de outubro de 2010. Mello Faro se formou em Ciências Médicas pela Escola Paulista de Medicina em 1946. Articulista de revistas especializadas, ele também foi membro do Comitê Editorial da revista Turismo em Análise, da ECA-USP. Sua produção literária contempla as seguintes obras: "A Família Mello e Faro em Portugal e no Brasil"; "Famílias Fidalgas Portuguesas e seus Vínculos no Brasil"; "Histórias e Fatos"; e "D. Nuno Alves Pereira – Vida e Obra". Mello Faro atuava no segmento turístico desde 1960. Foi dirigente ou membro associado de diversas entidades do setor, inclusive o primeiro presidente do São Paulo Convention e Visitors Bureau. Foi laureado com a medalha Johann Strauss, outorgada pela Comissão de Turismo de Viena, em 1976, e designado membro do Conselho Nacional de Turismo, de 1979 a 1982.

_____________________________________________________
Mario Name
(Titular)
Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, é autor de dezenas de livros publicados por diversas instituições culturais, sendo membro da Academia Brasileira Maçônica de Letras e da Academia Maçônica de Letras, com sede em Lisboa.
CONTATOS - mname@uol.com.br






_____________________________________________________
Mario Nilton Pinto Werneck
(Titular - inativo)
Cardiologista e Clínico. Reside em Jacareí-SP e é natural do Rio de Janeiro-RJ. Nasceu em 26 de setembro de 1960. Graduado pela UFRJ. Está voltando à Sobrames, depois de ficar algum tempo afastado dessa atividade. CONTATO: mariowerneck@hotmail.com






___________________________________________

Mario Santoro Junior
(Titular)
Nasceu no dia 18 de junho de 1943 em São Paulo. Graduou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo sendo aprovado para o título de Especialista em Pediatria em 1970 e, depois, em Medicina do Adolescente.
Além da atividade clínica, dedicou-se ao ensino médico e depois de especializações em administração dirigiu diversos hospitais, tendo sido superintendente estadual da Fundação de Seguridade Social e presidente da Unimed Paulistana.
Ocupou vários cargos públicos, entre eles a presidência da Sociedade de Pediatria de São Paulo e a presidência do Comitê de Direitos da Criança e do Adolescente, sempre com foco na área social.
Em 1994 Mario Santoro Junior assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Pediatria. Em 2001 foi eleito membro da Academia Brasileira de Pediatria (Cadeira 28).
E em 2011 ingressou na Academia de Medicina de São Paulo (Cadeira 69). Atualmente ocupa o cargo de Delegado do Conselho Regional de Medicina de São Paulo.
É autor dos livros “Dicas do Pediatra” e “Pediatria: Diretrizes Básicas Organização de Serviços”. Tem artigos publicados em livros e revistas científicas e já ministrou mais de 150 palestras e conferências em todo território nacional.
BIOGRAFIA AMPLIADA AQUI
CONTATO: mariosantorojunior@gmail.com

__________________________________________________

Mércia Lúcia de Melo Neves Chade
(titular)
Medicina do Trabalho e Perícias Médicas. Ela está retornando à Sobrames, depois de longa ausência. Reside em São Paulo. Em sua temporada anterior, Mércia participou da primeira coletânea editada pela Sobrames-SP: “Por um lugar ao sol”. Bons filhos à casa tornam! 
CONTATO: mercilucie@gmail.com





_____________________________________________

Michel nasceu em 1º de agosto de 1969 em Bacabal, no Maranhão. Formou-se pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA em 1996 e especializou-se em pediatria e endocrinologia. Embora residindo atualmente em São Luiz – MA, recentemente reativou sua filiação à Sobrames-SP, da qual participa com a publicação de seus poemas nas edições de “O Bandeirante”. Também é membro da regional maranhense da Sobrames, para a qual foi eleito presidente em 2008. É autor dos livros “O Verbo em Ebulição – Orações, Salmos e Poesia” (2007) e “Palavras e Verbos” (2008). CONTATOS - mh.florencio@uolcom.br 

________________________________________________________
Paulista, gestora e consultora empresarial, romancista, contista (adulto e infantil) e poetisa. É sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional do Estado de São Paulo - Brasil - (SOBRAMES-SP). De parceria com o bacharel paulista, Dr. Manuel Vieira Bueno Penteado, publicou livro de cunho jurídico, sob o título “O Direito da Mãe Solteira”, em 1961. Participou das coletâneas “Por um Lugar ao Sol”, em 1990, “A Pizza Literária - quinta fornada”, em 1998 e   “A Pizza Literária - sexta fornada”, em 2000, publicados pela SOBRAMES-SP.  Participou dos Congressos Nacionais da SOBRAMES-SP em 1998 e 2000.  Foi selecionada para participação nas I, II e III Antologia Paulista da SOBRAMES-SP, em 1999, 2000 e 2001. Fez doação do livro de poesias “De repente”, para a União Brasileira dos Espiritualistas - UBE, em 1988, com a finalidade de benemerência, não editado. Em preparo para edição em Luanda, com o apoio da União de Escritores Angolanos,o livro REBROTAR, que teve uma edição no Brasil em 2007. 
___________________________________________________________
Nelson Jacintho
(Titular)
É natural de Barretos e reside em Ribeirão Preto. É médico ortopedista formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Gosta de ler e de escrever nas horas de folga. Tem vários livros publicados e já participou de mais de 30 antologias. Tem dois livros de poemas: “Gotas de Orvalho”, e “Pétalas Caídas”; dois romances: “De Quem a Culpa” e “O Sol Brilhou na Janela”; três livros de contos: “Histórias Pitorescas da Medicina”, “As Histórias do Doutor Euzébio” e “Contos e Crônicas do Campo e da Cidade”. Este último foi classificado pelo MEC e distribuído nas escolas de Ensino Fundamental do Estado de São Paulo. Tem ainda um livro de contos infantis: “Contando Histórias”. Pertence à Academia Ribeirãopretana de Letras da qual foi presidente, à Academia Brasileira de Médicos Escritores, à Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, à Real Academia de Porto Alegre, à Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto, ao Grupo Início de Mococa. Tem vários trabalhos publicados no Jornal do Centro Médico de Ribeirão Preto, no Jornal Gazeta de Ribeirão, no Suplemento Cultural da APM e em todas as entidades literárias da qual faz parte. 
CONTATOS - njacinto@convex.com.br


___________________________________________________________
Regina Lúcia de Araujo Costa
(Titular inativo)
Nasceu em 17 de março de 1960 na cidade de Belém – PA. Graduou-se em Medicina pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará em 1983 e fez Residência Médica em Psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 1990-1992. Fez pós graduação no atendimento a adolescentes pela UNICAMP entre  1993 e 1994. Especializou-se em Psicodrama pela Sociedade Paulistana de Psicodrama (SOVAP) entre 1994 e 1997. Atualmente trabalha na Prefeitura do Município de São Paulo, no Centro de Atenção Psicosocial  (CAPS AD) de Pinheiros. Também atende consultório  na capital paulista. Na literatura, ela nos conta que escreve poesias desde adolescente, mas que nunca mostra a ninguém e ainda não tem nada publicado. No entanto, sabemos que isso é apenas uma questão de tempo, pois todos os associados que aqui são recebidos, mesmo aqueles que demonstram a inicial timidez natural de muitos dos amantes das letras, logo tiram seus escritos da gaveta e sempre nos surpreendem. 
CONTATOS - dra.r.araujo@hotmail.com

__________________________________________________________

Médico formado pela Escola Paulista de Medicina em 1985, tem formação como Médico do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá (RJ); residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Complexo Hospitalar do Mandaqui; Curso de Perícia Judicial pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Especialização em Higiene e Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto. Tem vários cursos de atualização e especialização e congressos nacionais pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Associação Paulista de Medicina, entre outros. É escritor e poeta, membro titular da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional de São Paulo, onde tem participado ativamente das reuniões literárias e também de suas publicações. Vários de seus textos já foram premiados. Fez parte da diretoria da regional São Paulo no biênio 2009/2010, sendo membro do Conselho Fiscal na atual gestão. 
CONTATOS - aniche@uol.com.br

______________________________________________________________

Advogado, paulistano, nascido em 19 de julho de 1953, formou-se em Direito no ano de 1977 pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, especializando-se em direito civil, com vários artigos jurídicos publicados e autor de livros sobre direito imobiliário que, a partir do ano de 2007, passaram a fazer parte do acervo da biblioteca da faculdade de direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Obteve o 3º lugar no I Concurso de Poesias da OAB-SP, realizado em 2004. Autor do livro “Contos e Encontros” escrito juntamente com o jornalista Marcos Gimenes Salun, Editora Legnar, São Paulo, 1998, trabalho este premiado com o 1º lugar no 10º Concurso de Obras Publicadas patrocinado pela Academia de Ciencias e Letras de São Lourenço-MG, sendo os autores laureados com o Colar do Mérito Literário. É membro colaborador da SOBRAMES - Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-SP, integrando seus trabalhos literários às Coletâneas e Antologias da sociedade, ganhando os prêmios “Bernardo de Oliveira Martins” de poesia e “Flerts Nebó” de prosa, ambos no ano de 2.000. Participou da 18ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo no ano de 2.004. Fez parte de diversas Feiras Culturais e Concursos no Brasil e no exterior, dentre os quais o da Cidade de São Paulo, 450 anos, “Mário de Andrade”, “Cruz e Sousa” de Santa Catarina e Guimarães Rosa, 2000/2001, realizado pela Radio France Internacionale – Paris. 
CONTATOS – robertocmiraglia@hotmail.com

_____________________________________________________

Nasceu na cidade de São Paulo em 25.01.1925. Formou-se médico pela Escola Paulista de Medicina em 1952, exercendo a clínica médica. Foi assessor médico do Sindicato de energia do Estado de São Paulo. Foi supervisor médico do INPS e médico da Prefeitura do Município de São Paulo. Sócio fundador do Hospital Nossa Senhora de Lourdes. Autor do “Manual Prático de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho” e do “Manual Prático de Hatha-Yoga”.É membro titular da SOBRAMES-SP há 14 anos. É acadêmico da Academia de Letras de Campos do Jordão. Escreveu os seguintes livros: “A História de uma Família Calabresa”, “Olhando o Dedão do Pé”, “O avô”, “A Véspera de Natal em The Entrance”, “Esperando a Eternidade”, “O Julgamento do Dr...”, “A Falésia das Almas”, “Amor em Les Gets”, “O Encontro no Mont Saint-Michel”, “Aqui e Ali – Mosaico de Letras”, “O tempo passou...”, “O Olho do Galo”, “Um calabres na Índia”, “Devaneios de um Vagabundo Andarilho”, “O chinelo furado do Zoroastrista” e “Retorno de um vagabundo andarilho”. Tem participação em diversas coletâneas e antologias
CONTATOS  –rosanacivile@uol.com.br

_________________________________________________
Sérgio Gemignani
(Titular)
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1979) e mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é professor assistente da Universidade Cidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Habilidades de Comunicação, Farmacologia e Saúde Mental. Em 1981 concluiu especialização e residência médica em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Em 2006, Especialização em Ativação de processos de "Mudanças na Formação" pela  Superior Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Participou de inúmeros simpósios, congressos e eventos científicos em sua especialidade.  Foi membro do corpo editorial do periódico "Perspectivas Médicas", da FMJ, de 1998 a 2008, no qual também publicou artigos científicos. É revisor do periódico "Revista de Ciências Médicas", da PUCCAMP desde 2003. Publicou capítulo sobre "Farmacogenética" no livro "Genética Baseada em Evidências - Síndromes e Heranças" - CID Editora Ltda - São Paulo.
"Quanto à vida literária não-médica - diz Sérgio -, sempre foi mais informal e não me dediquei em publicar os escritos, o que pretendo de agora em diante. De relevante posso citar um artigo do Gilberto Dimenstein, da Folha de São Paulo, que consta no Catraca Livre, intitulado: “Um psiquiatra em cena”, referente à atividade de Habilidade de Comunicação na escola médica." Sérgio Gemignani é paulista e reside atualmente em São Paulo.
CONTATO: sergemig@gmail.com

____________________________________________________
Sérgio Perazzo
(Titular)
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 4 de abril de 1943. Formou-se médico pela Faculdade Nacional de Medicina (Universidade do Brasil), hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1968. Especializou-se, primeiro, em gastroenterologia e, cinco anos depois, em psiquiatria. É psicoterapeuta, psicodramatista e professor-supervisor didata da Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), credenciado pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap), e do Convênio SOPSP-PUC (Pontifícia Universidade Católica). Passou a viver em São Paulo em 1970, para onde se mudou de corpo e alma. Autor de quatro livros de psicodrama: “Descansem em paz os nossos mortos dentro de mim”, “Ainda e sempre psicodrama”, “Fragmentos de um olhar psicodramático” e “Psicodrama: o forro e o avesso” (Editora Ágora). É autor de um capítulo em treze livros de psicodrama de vários autores, prefaciador de outros doze e autor de cinqüenta e dois artigos (todos de psicodrama). Publicou o livro de poesias “Croemas” em 2002 (Editora Scortecci) e escreveu “O quintal de Joaquina” (poesias) e “Contos em clave de sol” (contos/crônicas), aguardando publicação. Em elaboração: “Guia de bolso de uma paixão e outros cronicontos” (contos/crônicas), “Medicina ao pé do ouvido” (sobre a relação médico-paciente) e “Psicodrama: a metodologia do improviso” (psicodrama). Membro titular da Sobrames-SP (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional de SãoPaulo), há catorze anos, tem participado de antologias e coletâneas, além de colaborar com outras publicações da Sociedade. É músico amador (saxofonista e violonista). 
CONTATOS - serzzo@terra.com.br


_________________________________________________

Médico oftalmologista em Lençóis Paulistas, SP. Membro da regional paulista da Sobrames, autor do livro "UMA VIDA, HISTÓRIAS: MEMÓRIAS DE SONHOS VIVIDOS". 
CONTATOS – sergiomarun@unimedip.com.br







_____________________________________________________________

Sheila Regina Sarra
(Titular - inativo)
É nascida em São Paulo, capital. Formou-se em Medicina, em 1981, pela FMUSP e se especializou em Cardiologia, Medicina do Trabalho e Psicanálise. Atualmente, voltou a estudar e cursa a Faculdade de Arquitetura no Centro Universitário Belas Artes. Tem interesse por Literatura, Artes, Esportes e Viagens. A leitura sempre teve um papel fundamental em sua vida e, para ela,  escrever é uma forma de expressar sentimentos e transmitir experiências. 
CONTATOS:  sheila_sarra@hotmail.com

__________________________________________________________

Silvana de Azevedo Brito
(Titular)
A Dra. Silvana de Azevedo Brito é natural de Pernambuco (Recife) e nasceu em 18 de maio de 1966. Reside no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde também atende consultório. É médica formada pela Universidade Federal de Pernambuco em 1990, tendo se especializado em NEUROCIRURGIA. Fez residência médica nessa especialidade no Hospital Heliópolis, em São Paulo, entre 1992 e 1996. É membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia desde 1999. Participou em dezenas de cursos e congressos de sua especialidade, tendo sido co-autora em inúmeros trabalhos científicos e temas livres apresentados nessas ocasiões.
Nas artes, tem predileção pela dança, especialmente pela Dança do Ventre, o que lhe proporcionou conhecer o mundo árabe e visitar algumas vezes o Egito. Na literatura da preferência às prosas, aventurando-se a escrever contos, crônicas e ensaios, mas também não dispensa a poesia. O seu conto "Magia na Terra" foi premiado em concurso literário e publicado no livro "O Feiticeiro das Letras", pela editora Garcia, em São Paulo. Foi premiada ainda pelos Haikai "A flor Sakura", "Fé Japonesa" e "Kyoto" que aguardam publicação em obra da mesma editora.
CONTATOS:  silvana_ab@uol.com.br

_____________________________________________________________

Nasceu na cidade de São Paulo em 25.11.1954. Médica intensivista formada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, em 1995. É membro titular da SOBRAMES-SP desde 1999, participando de suas atividades e colaborando nas publicações da sociedade com suas poesias. É coautora em vários volumes da série “Antologia Paulista”, editado pela Sobrames. Tem participação nas coletâneas “A Pizza Literária - sexta fornada” (2000) e “Grandes Escritores de São Paulo - Volume II”. Autora do livro “A poesia de um Titanic”. 
CONTATOS - dra.andrus@globo.com

__________________________________________________________
Suzana Grunspun
(Titular)
Nasci em São Paulo no dia 24 de Janeiro no fim dos anos cinquenta. Filha de pais imigrantes de origem judaica. Formei em medicina na Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo,posteriormente me especializei em Psiquiatria no Hospital do Servidor Publico Estadual Francisco Morato e em Psicanálise na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Os romances e a escrita sempre estiveram presentes. Mantive um diário ainda pequena, mais tarde, voltei-me para as publicações científicas. A vivência com os pacientes e suas histórias marcaram presença. Fiquei na escrita entre o desassossego e o acerto. Ingressei na Sobrames em fevereiro de 2012 dividindo minha escuta e os meus textos.
CONTATOS sgrunspun@uol.com.br


_______________________________________________________

Natural de Taubaté, São Paulo. Nasceu em 04.04.1928. Formou-se em medicina em 1952 pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. Fez residência em doenças infecto-contagiosas na Clínica do Professor Moreira da Fonseca – Escola Nacional de Saúde Pública - RJ, em 1953. Em 1974 cursou especialização em Geriatria e Gerontologia. Após concurso, foi registrada como especialista pela SBGG e AMB. Mantém em Taubaté, a “Escola para Melhor Idade”. É autora de 47 livros publicados entre 1965 e 2005 (romances, biografias, infanto-juvenis, poesia). Sobre geriatria publicou “Uma Escola para a Melhor Idade”, “Os caminhos da Solidão” e “Implosão”. Desde maio de 2000 é colaboradora da Agência de Notícias Brasília. Desde 1965, por convite de Eurico Branco Ribeiro, ingressou na SBEM, permacendo até hoje como membro titular da SOBRAMES-SP. Pertence a diversas agremiações literárias, dentre as quais: ABRAMES – Rio de Janeiro, ABEPL – Brasília, Academia de Ciências e Letras de São Lourenço – MG, Academia Taubateana de Letras.

__________________________________________________________

Médica endocrinologista natural de Franca-SP, residente na capital paulista. 
CONTATOS – teixeiravera@terra.com.br






__________________________________________________________

Nasceu em São Paulo em 1944. É formado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) em 1972 e especializou-se em Ortopedia e Traumatologia. Responsável pelo Grupo de Patologias do Pé e Tornozelo da Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal “Antonio Giglio” em Osasco / SP, atua também na capital de São Paulo. É membro titular daSOBRAMES-SP desde 1992, tendo participado de várias diretorias  e assumiu a presidência da Regional no biênio 1999-2000. É membro titular da Academia Brasileira de Médicos Escritores – ABRAMES, ocupando a cadeira nº 13, cujo patrono é Dr. Aloysio de Castro. Participou como coautor em diversas antologias e coletâneas. Publicou os romances “O Baú do Passado”, “A Árvore de Chocolate: a saga de uma família” e “O Castelo da Colina”. Escreveu também uma biografia “A Família Harris no Brasil: a história de Walter e Edith”. É autor de contos, crônicas, ensaios e algumas poucas poesias. Vive em São Paulo / SP com sua família. 
CONTATOS - wwharris@gmail.com

_________________________________________________

Nasceu na cidade de Campina Grande, na Paraíba, em 30.05.1945. Em 1974 formou-se em medicina pela Universidade de Ciências Médicas de Belo Horizonte, vindo a especializar-se em anestesiologia. É médica perita do INSS da cidade de Americana e anestesiologista dos hospitais da Unimed e São Francisco. É membro titular da SOBRAMES-SP há seis anos, tendo participado de antologias e coletâneas da sociedade. Foi co-autora de quatro antologias da série “Via Palavra”, publicadas pelo Espaço Literário Nelly Rocha Galassi, do qual é membro. Participou também da coletânea “Mulher Médicas Escritoras”, editada pela SOBRAMES-RS. Colaboradora da Revista Brasileira de Médicos Escritores – RBMeL. Poemas publicados no jornal “O Liberal”, de Americana. Gosta de música e canta no Coral da UNIMED da cidade onde reside. 
CONTATOS – wilmamoraes@terra.com.br

____________________________________________________________________

Natural de Caruaru - PE, formado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federalde Pernambuco, economista do Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica - DAEE, lotado no Fundo Estadual de Recursos Hídricos - Fehidro - São Paulo - SP.  
CONTATOS - wlad_porto@hotmail.com




______________________________________________________________________

5 comentários:

  1. Gostaria de conhecer todos os médicos formado,( entres os anos 60 aos anos 80),tologista

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de conhecer todos os médicos formado,( entres os anos 60 aos anos 80),tologista

    ResponderExcluir
  3. Fiquei encantada com este grupo de médicos escritores. Meu pai foi pediatra em Salvador. Elos em torno da literatura. Muito lindo! perolabensabath@hotmail.com

    ResponderExcluir

Agradecemos sua atenção. Se possível deixe informações para fazermos contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...