Quem somos

A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Regional do Estado de São Paulo, foi fundada em 16 de setembro de 1988 e congrega quase cem membros titulares, acadêmicos, colaboradores, eméritos, honorários e beneméritos. Basicamente a sociedade é constituída por médicos escritores de literatura NÃO-CIENTÍFICA, além de escritores de outras formações profissionais (advogados, engenheiros, jornalistas, dentistas, arquitetos, etc..).

Pizzas Literárias
Em 1989 surgiu a idéia de se reunir os colegas ao redor de uma mesa de pizza, como acontecera por ocasião da fundação da entidade. A reunião mensal tornou-se uma tradição e foi intitulada "Pizza Literária". Desde então é realizada em uma pizzaria de São Paulo, com uma frequência que costuma beirar trinta pessoas. Nesta, além de se saborear uma deliciosa pizza, tomar um chope e bater papo com os amigos, tem-se a oportunidade de ouvir os trabalhos dos colegas e também apresentar os seus. Tem-se, também, a possibilidade de encontrar colegas de outras especialidades e formados nas mais diversas faculdades, além de sócios não médicos das mais variadas profissões. Todos com uma paixão em comum: a literatura. As reuniões de 2019 têm acontecido na terceira quinta-feira de cada mês, na pizzaria BONDE PAULISTA, na Rua Oscar Freire, 1597 – à partir de 19h30.

Jornadas e Congressos
A cada dois anos a Regional de São Paulo promove uma Jornada Médico-literária. Estas já se realizaram em diversas cidades do interior paulista e também na capital: Jundiaí – de 27 a 29 de setembro de 1991 / Bragança Paulista – de 28 a 30 de maio de 1993 / Santos – de 24 a 26 de novembro de 1995 / Campos do Jordão – de 28 a 30 de agosto de 1997 / Águas de São Pedro – de 16 a 19 de setembro de 1999 / Botucatu – de 27 a 30 de setembro de 2001 / Campos do Jordão – de 25 a 28 de setembro de 2003 / Serra Negra - de 22 a 25 de setembro de 2005 / Jundiaí – de 27 a 29 de setembro de 2007 / São Paulo - 17 a 19 de setembro de 2009  / Itu - 22 a 25 de setembro de 2011 / Botucatu - 26 a 29 de setembro de 2013 / São Paulo - 27 a 29 de agosto de 2015 / São Paulo - de 24 a 26 de agosto de 2017. A XV Jornada Médico-literária Paulista acontecerá de 1 a 3 de agosto de 2019, no auditório nobre da AMB - Associação Médica Brasileira, em SÃO PAULO - SP.
Nos anos pares é realizado um Congresso Nacional da SOBRAMES. Em 1994, 1998 e 2016, este ocorreu em São Paulo, organizado por nossa regional. O próximo congresso será realizado no Estado do Ceará em 2020.

Eventos internacionais
Além da existência de regionais da SOBRAMES na maioria dos estados brasileiros, seus membros também participam em algumas associações em outros países, como é o caso da LISAME - Liga Sul Americana de Médicos Escritores, com sede em Buenos Aires – Argentina; UMEM – União Mundial de Escritores Médicos, com sede em Lisboa – Portugal, cujo congresso se realizou em Viana de Castelo - Portugal, de 27 de setembro a 3 de outubro de 2004, contando com representação da SOBRAMES paulista; UMEAL – União de Médicos Escritores e Artistas de Língua Lusófona, com sede em Lisboa – Portugal, dentre outras.

Publicações
Jornal - Desde 1992 a SOBRAMES-SP publica o informativo mensal "O Bandeirante" que é distribuído aos membros da regional paulista, diversos confrades de outras regionais, além de entidades culturais no Brasil e no exterior. Por vários anos publicou o suplemento literário, as "Páginas Sobrâmicas", trazendo textos literários dos membros da Regional de São Paulo. À partir de 2001 a publicação ganhou o título de "Suplemento Literário", e continua sendo publicado mensalmente, como encarte do jornal "O Bandeirante". Desde janeiro de 2007 o jornal "O Bandeirante" passou a ser distribuído pela internet, para mais de 1000 destinatários no Brasil e no Exterior.
Coletâneas - A Sociedade já editou quinze coletâneas com trabalhos dos membros: "Por um Lugar ao Sol" (1990) / "A Pizza Literária" (1993) / "A Pizza Literária - segunda fornada" (1995) / "Criação" (1996) / "A Pizza Literária - quinta fornada" (1998) / "A Pizza Literária - sexta fornada" (2000) / "A Pizza Literária – sétima fornada" (2002) /  "A Pizza Literária – oitava fornada" (2004) / "A Pizza Literária – nona fornada" (2006) / "A Pizza Literária - décima fornada" (2008) / "A Pizza Literária - décima primeira fornada" (2010) / "A Pizza Literária - décima segunda fornada" (2012) / "A Pizza Literária - décima terceira fornada" (2014) / "A Pizza Literária - décima quarta fornada" (2016) / "A Pizza Literária - décima quinta fornada" (2018). 
Antologias - Em 1999, editou-se a "I Antologia Paulista", contendo todos os trabalhos das "Páginas Sobrâmicas" nos seus dois primeiros anos de publicação (abril 1997 a março de 1999). Em 2000 foi publicada a II Antologia Paulista, desta vez com trabalhos inéditos dos sócios. A série de antologias continuou e já conta com cinco volumes, tendo os demais sido publicados em 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011, 2015 e 2017. Em agosto de 2019 foi lançada a XII Antologia Paulista, na cidade de São Paulo-SP.

Concursos literários
Em 1997, foi instituído o concurso para A Melhor Poesia do Ano, Prêmio "Bernardo de Oliveira Martins" e, a partir de 1999, o concurso para A Melhor Prosa do Ano, Prêmio "Flerts Nebó", dos quais participam todos os membros da SOBRAMES-SP que apresentam seu textos nas Pizzas Literárias. Estes certames visam dar estímulo à criatividade dos autores membros da SOBRAMES, tendo em vista a característica meramente diletante de seus participantes. Trimestralmente acontece um desafio literário intitulado SUPERPIZZA, onde os escritores são convidados a produzir um texto em prosa ou verso sobre um tema sugerido. Em janeiro de 2007 foram introduzidos dois novos concursos que têm como objetivo incentivar os integrantes da sociedade a participar de suas atividades. Trata-se do "Prêmio Rodolpho Civile", de Assiduidade e o "Prêmio Aldo Mileto" de Melhor Desempenho.

Diretoria
A cada dois anos a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional do Estado de São Paulo elege em assembleia uma nova diretoria. Na  do biênio 2019/2020 a diretoria está assim composta: Presidente: Márcia Etelli Coelho / Vice-presidente: Carlos Augusto Ferreira Galvão / Primeiro Secretário: Sérgio Gemignani / Segunda Secretária: Aida Lúcia Pullin Dal Sasso Begliomini / Primeiro Tesoureiro: José Francisco Ferraz Luz / Segundo Tesoureiro: Helio Begliomini / Conselho Fiscal (efetivos): Josyanne Rita de Arruda Franco, Marcos Gimenes Salun e Josef Tock. Conselho Fiscal (suplentes): Maria do Céu Coutinho Louzã, Mário Santoro Junior e José Hugo de Lins Pessoa.

Como participar
Podem tornar-se membros da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores todos os médicos, de qualquer especialidade, e todos os acadêmicos de medicina, em qualquer ano do curso, mediante simples solicitação de sua inscrição, e bastando que sejam também escritores de literatura NÃO-CIENTÍFICA, em qualquer gênero literário (romance, crônica, conto, poesia, ensaios, etc.). Também podem tornar-se membros da SOBRAMES-SP os ESCRITORES de qualquer outra formação profissional, apresentados por outros membros da sociedade. A solicitação será aprovada mediante análise da diretoria e existência de quorum na forma de seu estatuto. Os membros contribuem financeiramente com uma anuidade de pequeno valor. Os custos de algumas atividades da SOBRAMES-SP são pagos pelos participantes, como por exemplo, despesas de hospedagem em congressos e jornadas e despesas de consumo nas reuniões denominadas Pizzas Literárias.

Associe-se
Para obter outras informações sobre a SOBRAMES-SP ou para tornar-se membro, preencha o formulário existente na aba "ASSOCIE-SE" deste BLOG:
http://sobramespaulista.blogspot.com.br/p/associe-se_30.html

Ou envie correspondência para e-mail: 
sobrames@uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...