Quando, mensalmente, recebo o BANDEIRANTE, renovo o meu interesse em o ler, pois, todos os trabalhos em prosa ou em verso enriquecem o meu saber.
Mas o BANDEIRANTE de fevereiro de 2008, trabalho do Dr. Helio Begliomini, chamou-me à atenção pela verdadeira aula de português. Língua oficial falada no Brasil, em Portugal e nas antigas Províncias Ultramarinas. No Brasil tão mal tratada e mal reconhecida pelos seus filhos.
Sabemos que não é um idioma fácil de se falar e de se escrever, porém, o pouco interesse dos nossos governantes, pouca importância dão aos professores do Ensino Fundamental e aos pequenos que iniciam sua vida escolar que é a base de toda a vida falada e escrita. Erro de concordância verbal a todo o instante falado a todo o instante por autoridades; plurais de palavras etc. etc.
Vi, em um programa na TV, a “HERDEIRA DO TRONO DO BRASIL” – se aqui estivéssemos numa MONARQUIA- responder a uma pergunta do interlocutor e usar o plural de “cidadões”.
Certa vez uma atendente sentada à sua mesa para preencher documentos com meus dados, perguntou meu nome. Pronunciei, vagarosamente: JACYRA com Y. A atendente escreveu meu nome até JAC... fez uma pausa de dúvida e me perguntou: “com Y é sobrenome?...
Considero a cidade de São Paulo um mundo em miniatura, tal é a diversidade de oriundos de toda parte do planeta, mas que se entendem misturando seus idiomas.
Nessa torre de Babel, adotamos algumas palavras que acabam entrando para o nosso vocabulário. É certo que há muito usamos o galicismo, o italianismo e o hábito faz o costume. Cada vez mais construímos uma língua portuguesa longe da perfeição, daquela que gostaríamos de ouvir como as notas musicais sonoras e suaves.
Parabéns Dr. Helio Begliomini.
Devemos cultivar e cultuar a “ÚLTIMA FLOR DO LACIO INCULTA E BELA”
Jacyra da Costa Funfas
Páginas
- Textos
- Quem somos
- Diretoria
- Estatuto
- Autores
- Livros
- Jornadas
- Prêmio Prosa
- Prêmio Poesia
- Prêmio Desempenho
- Prêmio Assiduidade
- Galeria dos Presidentes
- Antologias
- Coletâneas
- História (para download)
- Hino
- Coleção Letra de Médico
- Associe-se
- Atualização de Cadastro
- O Bandeirante
- Memórias Literárias
- AGENDA 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua atenção. Se possível deixe informações para fazermos contato.