30/07/2013

A MEDICINA E A EDUCAÇÃO

Na antiguidade, a lenda trata de Apolo que se apaixonou, doentio, por Dafne e, era conhecido como deus da medicina e das plantas medicinais.
No entanto Dafne cautelosa não desejava se entregar de chofre ao impetuoso perseguidor e apela ofegante ao seu pai.
Dessa maneira um torpor envolveu seu corpo e de imediato ganha uma delicada casca, seus cabelos transformam-se em folhas, os braços em galhos e os pés cravam-se no chão como raízes. Apolo abraçou e beijou os ramos da    arvore, mas estes afastaram os seus lábios.    
O poeta assim se referiu: 
O sofrimento a musica alenta.
Os priscos sábios adoravam, assim,
A medicina, o canto e a melodia.
No entanto Platão e Aristóteles propuseram uma educação sistemática e gradual as crianças desde o inicio do nascimento, inclusive com amas de leite para que pudessem desenvolver num hedonismo peculiar, ginástica dentro de um ginásio apropriado aos ginastas infantis com gineceu e androceu. Outras atividades como a música, literatura, equitação etc. seriam gradualmente ensinadas e implantadas em seu benefício até a juventude. 
O melhor exemplo são Atenas e os espartanos; Leônidas e a batalha de Termópilas e o discípulo Alexandre Magno, de Aristóteles que discorreu sobre os regimes políticos e a vera democracia floriu e se consolidou.   
A educação flutuou ora denigrida pelos bárbaros ora pela falta de formação moral nas cidades.
A medicina hipocrática enlevou e enobreceu digna carreira que se consolidou nas nações.
As escolas médicas se expandiram e se espalharam pelos países europeus a partir do ano mil de nossa era. Anterior a elas, a de Alexandria era a mais respeitada e venerada.
No Brasil a pioneira foi a da Bahia, seguida pelo Rio de Janeiro e, assim sucessivamente até as atuais existentes no nosso amável solo.
Portanto o numero de formandos anuais seria ou é suficiente para atender de modo adequado e ético profissional a toda população presente.
No entanto citarei a fim de esclarecer que nossa imprópria distribuição de médico pelo nosso extenso e belo país recai ou repousa na falta de educação e saneamento básico, mínimos desejáveis às cidades de uma nação.
J.J. Rousseau em o Emilio ou da Educação sugeriu de maneira inteligente e perspicaz que o aluno, o professor e a natureza constituem a tríade indissolúvel do aprendizado, a saber: o professor interage com o aluno no ensino e no seio da natureza de tal sorte que o reino animal e o vegetal sejam, dignamente, cultuados e estudados.
Desse modo o aluno se diferencia na percepção cognitiva enquanto o professor se aprimora e se aprofunda em sua formação.
A educação diferencia uma nação visto que o povo saberá escolher e saberá separar o joio do trigo. 
Como conseqüência a grande maioria optaria pelas atividades primitivas ou as diversas técnicas ou tecnologia sem se preocupar com a universidade a exemplo do que ocorre atualmente nas nações desenvolvidas.
Algumas delas abrem ou oferecem a entrada nas cadeiras básicas a quem desejar, no entanto de mil alunos que ingressam restam, apenas 70 a 90 deles nas de aplicação. Outras selecionam, criteriosamente.
Claro que a medicina é uma carreira eletiva e, naturalmente seletiva.
Logo, não se criam escolas a bel prazer, inclusive os países europeus reduziram-nas. Restam atualmente apenas as melhores. 
Deve-se querer e amar toda nobre atividade humana desde as rurais, toda a extensa gama das profissionalizantes e inclusive a carreira universitária. 
No entanto, a distorção visual dos chefes das nações, em desenvolvimento ou não desenvolvidas visa e, vislumbram sonhos, devaneios inerentes a um débil oportunista ou talvez perniciosa visão.
Só a educação privilegia, enobrece e engrandece uma nação.
Graças a ela o mal definha ou muito reduz; os governos se qualificam para e pela nação, pois o povo aprendeu a selecionar e escolher; o saneamento básico será primoroso, inclusive com a produção nutriente à espécie humana.
As prisões tendem a se esvaziar enquanto a escola enraizada se expande, se dignifica visto que ensina, cultua, ao enobrecer o ser humano nas espécies existentes na natureza.  

EVANIL PIRES DE CAMPOS     

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