19/07/2013

CURATIVOS EMERGENCIAIS PARA A ALMA


Como tradicionalmente acontece nos meses de julho, a Pizza Literária da Sobrames SP foi dedicada aos autores consagrados. Assim os sobramistas leram poesias e crônicas de seus escritores prediletos, compartilhando com todos a beleza dos seus textos. Ontem, dia 18, também foi revelado que Marcos Gimenes Salun conquistou o Prêmio Super Pizza de tema “Saúde” com a crônica “Curativos Emergenciais Para a Alma”. Vale a leitura.

CURATIVOS EMERGENCIAIS PARA ALMA - SEM EFEITOS COLATERAIS - SEM CONTRAINDICAÇÃO

CARREGA DORES
Cada um tem seu próprio fardo nesta vida. E cada um sabe o peso que ele tem. Sempre que encontrar alguém à sua frente, com a carga de sua vida nos ombros, repare no tamanho e pense no peso que esse fardo pode ter. E só então pense no que vai dizer a respeito do teu.

BÁLSAMOS
Um lenitivo pode amenizar dores e propiciar conforto para um lapso de sofrimento que alguém não esperava sentir.  O alívio dado à aflição é sempre bem-vindo. Não porque o consolo seja, em si, o bálsamo que se esperava nesse momento angustiante que a dor contém. Mas simplesmente pelo gesto de apreço que se pressupõe.  A diminuição da fadiga que esse gesto infringe à dor é por si o grande alívio imediato que se possa querer. Muitas vezes essa cura mágica está em pequenos momentos em que se pode ouvir alguém desabafar suas dores, extravasar seus sentimentos aflitivos ou chorar algumas poucas lágrimas que só quem verte sabe a razão. Bálsamos são assim mesmo. Quase sempre se confundem aos placebos. Só que são efetivamente muito mais eficazes e valiosos.

EVIDÊNCIAS
Você descobre algumas verdades incontestáveis quando se encontra em situações um tanto diferentes da normalidade de teu dia a dia. Seja lá por que motivo for: doença, desemprego, baixo astral, depressão, angústia ou carência emotiva... É muito provável que nesses momentos, que são os que você mais precisa de apoio, ajuda ou apenas de uma conversa motivadora, você veja as pessoas se distanciando, te evitando e sumindo. Seja lá que motivo ou desculpa elas tenham para isso é essa a impressão que você terá.  Contudo, em situação oposta, se você estiver dando uma festa, por exemplo, é bem possível que de você se aproximem muitas pessoas, até mesmo as que estiveram ausentes em teus momentos de necessidade. Por essas constatações acho que é muito prudente você não contar ou catalogar amigos ou pessoas queridas nos momentos de exceção, pois nos dois picos você estará vulnerável e sujeito a julgamentos precipitados e normalmente errados. Espere tudo voltar ao normal. Mas em qualquer caso, sempre considere que as pessoas que realmente te querem bem hão de estar por perto e disponíveis em qualquer circunstância. Para o que der e vier.

VOLUNTARIADO
Você já pensou em dedicar teu pensamento positivo para alguém que esteja sofrendo? Dizem que os bons pensamentos são condutores de extremas benquerenças, que têm o poder da cura e do milagre. Então tente e deseje que teu pensamento de bondades e com poderes milagrosos seja decisivo no avanço  e engrandecimento da vida das pessoas que você ama. Só isso já bastará para que os degraus desta vida sejam menos aporrinhadores e dolorosos.

MARCOS GIMENES SALUN
Texto vencedor da Super Pizza de Tema “Saúde”.

Um comentário:

  1. ESTE TEXTO REFLETE A PUJANÇA DE MARCOS SALUM EM DISPOR DA REFLEXIVIDADE, USANDO A EXPERIENCIA ADQUIRIDA EM SEU ATO DE VIVER,O QUE NOS MOSTRA TER COLHIDOS BEM OS FRUTOS RESULTANTES DE TAL TRAJETORIA. DESTA SOMA NASCE O TEXTO E O NASCE BENFAZEJO ABENÇOANDO AS VIRTUDES COM TAL INTENSIDADE, QUE NOS LEVA A REFLETIR NO SENTIDO AMPLO DO BEM. LITERARIAMENTE E NECESSARIAMENTE.
    LOUVO ESTAS PALAVRAS. LJORGE.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua atenção. Se possível deixe informações para fazermos contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...