08/08/2019

A AMANTE


Por: Márcia da Silva Sousa (Regional Maranhão)
PRIMEIRO LUGAR CATEGORIA PROSA
JORNADA SOBRAMES 2019
            
Virou rápido a esquina, quase atropelando o pipoqueiro, veterano naquele ponto do bairro. Corria e andava alternadamente, tentando disfarçar a ansiedade ofegante. Tomou atalho por um beco, saindo no boulevard que leva ao parque da cidade, onde prédios antigos exibiam charmosos tijolinhos caramelo e escadarias protegidas por corrimãos de madeira e ferro,cuidadosamente trabalhados. Os degraus de pedra, enfeitados com vasos de flores em tons variados de rosa, púrpura e azul, tornavam a rua uma espécie de atração daquela parte da cidade, conhecida por abrigar artistas e intelectuais. Os apartamentos com amplas janelas, proporcionavam uma vista panorâmica do parque, especialmente radiante neste início de primavera.
            
Esgueirava-se observando as fachadas,buscando o endereço guardado no papel que lhe fora entregue por uma sua amiga, cujo tino de detetive a levara até ali. Os pés amarrados a toneladas de ansiedade, não obedeciam ao desejo de vencer os degraus até a larga porta carmim que dava para o hall do prédio. Era de fato uma linda porta, pensou, tentando distrair-se. Um suor frio ensopou-lhe as mãos, que instintivamente se utilizaram do papel para dar fim à umidade nervosa.  A mente rodopiava num turbilhão de fatos que levaram-na a suspeitar da infidelidade do marido. Finalmente estava ali, na porta da amante.
          
Ensaiara aquele momento exaustivamente, cada palavra a ser dita, cada gesto milimetricamente calculado. Mostraria sua superioridade e a colocaria em seu lugar inferior, de quem se contenta com migalhas alheias. Pelas fotos,percebeu tratar-se de uma mulher um pouco mais velha que ela mesma, o que a fez sentir muito pior. Era madura e sem beleza especial, exceto pelos olhos cor de mel,enigmáticos, quase hipnóticos.Sabendo-se mais nova e mais bonita, precisava conhecer a rival e compreender o que a fazia tão atraente ao marido. Lembrou de como encantara-se com a maturidade dele e ele, com o frescor de sua juventude e a despeito da diferença de idade e interesses, casaram-se. O que o levava agora, a frequentar assiduamente aquele endereço? Precisava conhecê-la.
            
Engoliu em seco, o coração disparou e a vista escureceu, voltou-se súbito, desistindo do intento e não fosse o esbarrão na moradora que tentava entrar em casa, teria caído ali mesmo. Com um gesto carinhoso, a mulher amparou-a e quando deu por si estava no apartamento daquela estranha. Afundada numa poltrona, apreciava a vista do parque, absorta em pensamentos. Despertou do transe aceitando a xícara de chá fumegante e foi ajeitando a postura para agradecer sua benfeitora,quando se deparou com os olhos da fotografia. Instintivamente tentou levantar-se, mas contida pela anfitriã com um toque no ombro,permaneceu sentada, inerte.
       
 — Tome o chá, vai se sentir melhor.
            
Obedeceu, enquanto a observava abrir as cortinas, ampliando a bela vista. A maturidade não lhe roubara as curvas, o vestido leve e os movimentos suaves,conferiam-lhe uma sensualidade natural que poucas mulheres ostentam. A raiva ficou menor que a inveja. A segurança em cada gesto daquela mulher a intimidou e o primeiro impulso de enfrentar sua rival, deu lugar à idéia de tornar-se próxima, não revelaria quem era até o momento oportuno.Surpreendeu-se com o ambiente de extremo bom gosto e personalidade. Ao contrário do que imaginara, não vivia ali uma mulher vulgar. Observou a mobília assinada por designers,objetos de arte, algumas telas autênticas e livros famosos que jamais lera, exceto pelo “Cartas a Nora” de James Joyce; emocionante crônica do surgimento de uma paixão amorosa, ao mesmo tempo romântica e erótica, atravessada pelas dúvidas e os ciúmes de Joyce.As cartas oscilam entre o céu e o inferno, o ciúme e a entrega, o romântico e o obsceno.Revelador.
           
Tudo ali denunciava uma mulher perigosamente culta e interessante. E isto não era algo a ser subestimado. Agradeceu a hospitalidade e o chá, desculpando-se pelo incômodo. Tentou justificar seu mal-estar,mas a anfitriã interrompeu,estendendo-lhe a mão direita:
           
— Não se desculpe. Meu nome é Margot.
            
Denunciou o nervosismo com um trêmulo aperto de mãos e um nome falso.
           
— Obrigada,sou Sandra.
            
Dirigiram-se à porta e antes que perguntasse se poderia voltar com um mimo para retribuir-lhe a gentileza, foi surpreendida com um beijo na face:
            
— Volte sempre que quiser Sandra...
           
Levou consigo o perfume da rival. Era fresco e marcante o aroma de bergamota.Um arrepio, talvez de medo, percorreu-lhe o corpo.
            
Voltou diariamente, mantendo distância segura, de onde observava os amantes entrarem ao final da tarde, sempre no mesmo dia da semana. A imaginação torturava, desenhando cada detalhe do que se passava naquele apartamento. Chegara a hora de reagir.
            
Escolheu o dia certo.Pôs a melhor roupa, o melhor perfume, a melhor lingerie e sentiu-se confiante.Levou um vasinho de flores à guisa de agradecimento e aguardou. Margot não pareceu surpresa com a visita, sorriu brevemente e convidou-a a entrar.
            
— Obrigada pelas flores… Jasmim-dos-açores!É uma trepadeira sabia?
           
— É? Combina com você! – Disse, camuflando a ironia.
            
Em poucos meses, estavam irremediavelmente próximas. Compartilharam experiências, apreciaram boa mesa juntas, riram e divertiram-se pela cidade. Finalmente conheceu e compreendeu o encanto que seduziu seu marido. Apreciou e aprendeu tudo. Percebeu,inclusive, que ele não ocupava o espaço pretendido na vida de sua rival eque a visitava cada vez menos, passando a se interessar pela mudança de comportamento dela própria, influenciada pelo aprendizado adquirido. Estava amoroso, mas era tarde.
            
O marido entrou em casa animado,trazendo flores, como há muito não acontecia. Ao tropeçar nas malas perto da porta, vendo que a esposa o aguardava, entendeu de pronto o que se passava. Olhava-o sem expressar sentimento e com gélido amargor sentenciou:
           
— Você vai deixá-la!
            
Nem tentou negar a infidelidade. Chorou, pediu, implorou, ajoelhou-se aos pés da esposa, muda e fria. Nunca mais veria aquela mulher, nem a ela nem a nenhuma outra, nunca! Só não o mandasse embora!
            
Desvencilhou-se devagar, como quem limpa de si algo asqueroso. Passou sobre aquele corpo no chão e olhando-o de cima, falou com autêntico regozijo:
           
— Estou indo morar com ela... a amante agora é minha!
            
Pegou suas malas e saiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua atenção. Se possível deixe informações para fazermos contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...