21/10/2013

COMENTÁRIO ANTOLOGIA PAULISTA 2013


A Jornada Sobrames 2013 em Botucatu também marcou o lançamento da IX Antologia Paulista com 146 textos de 40 autores. Recebemos muitos elogios quanto a qualidade dos escritos e aproveito agora para postar um comentário redigido pelo Dr. José Arlindo Gomes de Sá, membro da Sobrames de Pernambuco. Esse comentário foi escolhido não porque se refere a dois poemas de minha autoria (Um Errante Caminhar e Ao Dobrar os Sinos), mas principalmente pelo texto consistir, por si só, um exemplo de sensibilidade poética que vale a pena ser lido.
 

... De mãos dadas com o menino que habita em mim, divago pelo universo onírico, curioso por desvendar caminhos e lembranças cultivados na infância feliz. Tímido, descubro através dos livros, da música e das artes, a linguagem das cores e da escrita que me ajudam a construir um mundo de emoções. E por esses caminhos vou deixando ilhas de afeto. Foi assim que me vi lendo seu poema Um Errante Caminhar na Antologia Paulista 2013.
   Outro poema que me chamou atenção foi Ao Dobrar os Sinos. Vou explicar. Havia, na igreja matriz da minha pequena cidade natal do sertão pernambucano, dois sinos. O sino maior repicava alegremente nas festividades religiosas. O menor badala tristemente durante a semana santa, nas missas de sétimo dia e nos enterros. Quando você diz que "...Os sinos da Matriz quebram o silêncio \ dos corações que tentam recomeçar..." lembrei-me do sino maior, o festivo. E quando você fala "...Tocam para perdoar os atos insanos \ que ceifam tantas promessas de vida..." vem à lembrança o toque do sino menor, o fúnebre. Eu sentia um aperto no coração quando ouvia este sino que soava como se estivesse rachado, tal e qual batiam os corações dos parentes e amigos que acompanhavam os cortejos em direção ao cemitério. Você termina o poema com uma promessa de fé: "...Sinto que eles batem por mim. \ Reafirmam que a vida sabiamente segue adiante. \ E eu só preciso aprender a acompanhá-la." E aí lembrei-me dos anos que morei em Olinda e acordava com os sinos dos mosteiros. Na Cidade Patrimônio da Humanidade, os sinos sacodem a cidade com repiques gloriosos e me deixava em estado de graça.
   Deixo a varanda do meu apartamento, onde costumo assistir ao pôr-do-sol, os devaneios do menino com a canção dos sinos nos ouvidos. 

   Esta pequena resenha é apenas para dizer que a sua bagagem literária é um rio cujas águas se avolumam assim como o rio Tietê na Barragem de Barra Bonita quando as águas sobem a eclusa e que lhe conduziram aos prêmios da VII Jornada Literária da Sobrames Nacional. Parabéns e felicidades...

José Arlindo Gomes de Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua atenção. Se possível deixe informações para fazermos contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...