17/10/2011

JORNADA GUIMARÃES ROSA 2011

Queridos sobramistas

Eu retorno da Jornada Guimarães Rosa em Belo Horizonte com a alma elevada.
Depois de dialogar com a plateia no interessante “Sempre Um Papo” assisti às inesquecíveis apresentações de textos deslumbrantes.
A Sobrames SP se fez presente com uma poesia de minha autoria, uma prosa do Helio Begliomini (que, impossibilitado de comparecer, solicitou que eu o representasse) e com Roberto Aniche a quem foi concedida a honra de presidir a sessão literária dos Universitários.
Que alento perceber jovens talentosos ingressarem no mundo de Riobaldo, Diadorim, Manuelzão e Miguilim!
Guimarães Rosa ficaria “encantado” com as variadas vertentes criativas. Assim como ficamos todos nós.
Textos intercalados com a elegância musical do Coral Canto e Vida e com a potente voz de Rosa Helena que com “Gracias a la Vida” expressou a alegria de tão significativa convivência.
Na singeleza da folclórica “Penas do Tiê” cantada pelo coral Claridade Musical, uma declaração de amor à D. Enny Guimarães de Paula (in memoriam). Imaginei-a com o sorriso de uma missão cumprida, abraçando todos os seguidores do seu grandioso sonho. O que talvez Dona Enny não presumisse em vida é que fossem tantos.
Já há algum tempo, a Sobrames MG vem acolhendo (só para confirmar essa característica mineira) jovens escritores, entusiasmados aprendizes que revigoram essa Sociedade no vislumbre de um futuro promissor. Exemplo a ser seguido por outras regionais que almejam que a Sobrames cresça como um todo com bases sólidas e cada vez mais participativa.
Com esse propósito, Dr. José Maria Chaves veio diretamente do Ceará para prestigiar o evento e incentivar os sobramistas para a Jornada Nacional no Maranhão, marcada para novembro. Mês em que se acumulará grandes projetos: O Congresso Brasileiro de História da Medicina (Ouro Preto) e a Semana da ABRAMES (RJ). E, porque não incluir também, o lançamento do meu livro “Entre o Laço e os Nós”.
Levei para BH alguns exemplares da nova Antologia Paulista mas trago para SP muitos outros livros gentilmente cedidos pela visionária incentivadora Juçara Valverde, pelo perspicaz questionador Josemar Alvarenga, pelo dinâmico e carismático José Carlos Serufo e pelo inteligente e culto Marco Aurélio Baggio com quem tive o privilégio de, pela primeira vez, conversar com mais assiduidade.
Levei para BH a simples expectativa de um agradável fim de semana. Mas trago para SP novos amigos, lembranças queridas e muita inspiração.
Valeu a pena perder algumas horas de sono para reforçar os laços com os colegas sobramistas.
Valeu a pena remanejar compromissos profissionais para agregar no meu currículo essa experiência de vida.
Sensibilidade, encontro, descontração, bem-querência.
Uma Jornada que valeu a pena, sim, com certeza.

Um abraço bem carinhoso a todos,
Márcia Etelli Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua atenção. Se possível deixe informações para fazermos contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...