06/11/2011

REENCONTRO

Soava em meus ouvidos aquele velho sino... De repente chamava para mais um encontro, passados dois anos. Dois anos que haviam decorrido como um vento rápido, que voa e quase não se percebe. Sentia-me admirada. Chamava para mais um encontro...
Será mesmo? Não... não era mais aquele sino que tocara tantas e tantas vezes, chamando para a fila de entrada, pois as aulas iam começar ou que o recreio acabava ou ainda para avisar que as aulas terminavam e assim podíamos sair depressa, estabanadas e felizes. Descíamos as escadas que iam dar no portão de saída, numa correria louca, para as atividades do resto do dia.
Não, não... Agora passados sessenta anos a chamada vinha pela internet!
-“Precisamos nos rever! Que tal estarmos juntas novamente? Vamos poder nos reunir! Poderíamos marcar um chazinho na confeitaria tal!...O que você acha?”
Tudo bem. Era a chamada de uma amiga, colega dos tempos de colégio.
Todas avisadas, marcados local, data e horário íamos chegando. A confeitaria muito simpática, ficava numa esquina da praça da igreja, rodeada de arvoredo. Não poderia ser melhor.
Era uma tarde de outono. Brilhava um lindo sol que aquecia a alegria do reencontro. Dois anos passados desde a última vez que haviam se reunido. Era muito tempo, tantas coisas haviam acontecido. Era preciso trocar as informações: família, casamentos, netos que haviam chegado ou que até já se casavam! Trabalho, ocupações. Nem todas puderam comparecer, o que desapontava um pouco a nossa expectativa... e a ausência de uma que - há alguns meses atrás - havia partido para sempre, causou desapontamento e tristeza. Nem todas haviam tido conhecimento. Mal da cidade grande, de correria infinita...
Aquela tarde de outono propiciava tantas lembranças... De repente chegaram algumas que há muito não víamos pois estiveram ausentes nos encontros passados. E eis que uma colega teve a ideia de nos trazer o seu velho álbum de recordações. Nele estavam as nossas mensagens de despedida do ginásio e também as palavras de nosso reencontro de 40 anos!!! Que boa ideia! Que amiga tão aplicada! Admiradas e felizes fizemos questão de mais uma vez deixar, no seu álbum, nossas palavras de carinho e amizade.
O lanche servido, trocadas as histórias de vida, por alguns momentos caminhamos pelo passado e nos havíamos tornado colegas, jovens estudantes. Estávamos felizes de nos rever e poder pensar que alguns laços de amizade estavam muito firmes. Já estava longe aquele tempo em que jovens sonhadoras haviam imaginado, para si mesmas, um futuro lindo, sem problemas. Mas nem sempre os sonhos se tornaram realidade. O destino havia se incumbido de mudar o roteiro das aspirações daquelas adolescentes.
Quase todas avós...algumas já perderam seus companheiros ou filhos ou se separaram e partiram para um novo casamento. Ou não haviam se casado. Algumas ainda atuavam em suas profissões ou já estavam aposentadas. Porém a vida tinha que prosseguir.
O sol já descia no céu e algumas nuvens escuras prenunciavam tempestade. Avisavam que era hora de partir. Despedidas entre abraços e promessas de telefonemas, ficaram as promessas de que voltaríamos a estar juntas mais brevemente. Assim tivemos que deixar para trás, mais uma vez, aquele tempo em que sonhadoras, não podíamos imaginar quais seriam os caminhos desconhecidos que cada uma iria trilhar.
Tornaremos a nos rever? Com certeza aquele velho sino voltará, soando em nossa memória. Não deixaremos de atender à chamada das amigas internautas, entusiastas organizadoras, e se possível responderemos “presente” mais uma vez.

Maria do Céu Coutinho Louzã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua atenção. Se possível deixe informações para fazermos contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...