08/11/2015

REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA NO CONTEXTO HODIERNO



Não é fácil explicitar o que venha a ser ético hodiernamente, uma vez que este vocábulo, a exemplo de outros como honra, reverência, decoro, probidade, pudor, civismo e até mesmo respeito e honestidade passaram, não somente a não constar mais no ensino e nos dicionários da vida prática de muitos jovens e adultos, mas, o que é pior, se tornaram até motivo de chacotas àqueles que heroicamente tentam vivê-los e transmiti-los.

Como entender o que venha a ser ético vivendo-se na filosofia de Gerson, onde o importante é “levar vantagem”!? Quando o tráfego de influência entre pessoas e empresas é desmedidamente ambicionado!? Quando se prioriza cortesãos e os camarilhas das cortes reinantes!?; Quando a falta de lisura não reside no recebimento de propina camuflada, mas sim numa percentagem maior do que aquela que foi “acordada entre ‘cavalheiros’” numa negociata?!

Peremptoriamente, a ética não se associa com a desfaçatez; não venera a sem-vergonhice; não se coaduna com o menoscabo ou mesmo o desrespeito a pessoas e instituições idôneas; não se conluia com a mentira e a falsidade; não se mancomuna com a injustiça; não se alinha com competições desleais no mercado de trabalho; não se presta a calúnias ou propagações de infâmias.

Ademais, o exercício da ética não pode exultar a filosofia robin woodiana de roubar dos ricos para dar aos pobres, o que aparenta ser uma ação nobre mas não ética e nem honesta. Tampouco a prática da ética pode se compactuar com o maquiavelismo, onde os fins justificam os meios para obtê-los. Se assim fosse dever-se-ia em nome da liberdade de cada um legitimar o aborto em detrimento da vida do nascituro, indiscutivelmente sempre inocente; legalizar a prostituição, a fim de se ampliar o mercado de trabalho; abonar o tráfico de drogas, largando à própria sorte seus contumazes dependentes; descriminalizar o roubo e o crime, visto que abundam em nossa sociedade; estimular o tráfico de pessoas, tencionando reduzir a pobreza ou o índice populacional; favorecer o comércio de órgãos, objetivando vencer as intermináveis filas de transplantes; dissimular a escravidão, almejando a obtenção de uma produção mais barata; legitimar o fisiologismo entre políticos, a ladroagem entre empresas e membros dos governos; ocultar a prática do sequestro de crianças de pais pobres a pretexto de darem a eles lares melhores no primeiro mundo... E certamente a lista destes maquiavélicos sofismas se tornaria interminável!

Não se pode negar que o lado pernóstico do jeitinho brasileiro fautoriza lograr pessoas e instituições, tornando-se até motivo de orgulho quando deveria ser de desonra a muitos incautos e pobres de espírito e de formação.

A ética tem como predicados fulcrais o respeito ao próximo, a honestidade e a retidão de caráter; e necessariamente como limite, o reconhecimento da liberdade alheia. Dentre as desvirtudes que atrapalham a prática da ética encontram-se a inveja, a ganância, o poder pelo poder, a vaidade desmesurada, a arrogância, a sovinice, a ira, a impetuosidade, a rudeza, a intolerância e a cabotinagem... Por sua vez, dentre as qualidades que colaboram no seu aprimoramento têm-se o desprendimento, a magnanimidade, a temperança, a caridade, a humildade, a paciência, a pacificidade, a mansidão, a coerência, a prudência, a tolerância, a solidariedade e o bom senso...


Apesar dos desmandos, dos contravalores e da ausência de limites entre o certo e o errado que grassam na Babilônia e no contubérnio atual, a busca da ética é um bem em si mesmo que não pode ser preterido, pois ela forja, beneficamente, não apenas a têmpera do indivíduo, mas contribui na estruturação familiar e na construção de um povo, de uma nação.

Helio Begliomini
Segundo Lugar no concurso de crônicas da
VIII Jornada Nacional de Médicos Escritores - Sobrames
Tubarão-SC - 15 a 18.10.2015

Um comentário:

  1. PARABENS HÉLIO! VÊ-SE UM TEMA NÃO MUITO FACIL SER ABORDADO DE UMA MANEIRA BEM COLOCADA.
    LUIZ JORGE.

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