04/06/2012

A VIDA É UM FORMIGUEIRO

Por que intitulei este trabalho Esta vida é um Formigueiro?
Simples, andei lendo e aprendendo como vivem as Formigas e lhes posso assegurar que elas possuem uma “organização” que muitos países em todo o Globo Terrestre não tiveram, nem o têm em nossos dias. Tentarei fazer, como se fosse um resumo, qual a conformação da vida das formigas. E lhes direi:
1. As formigas são insetos de cabeça triangular, mandíbulas fortes e o seu abdome está ligado ao tórax por um delgado pedículo.
2. Vivem associadas. Havendo em cada formigueiro os “machos”, as “fêmeas” e as neutras ou operárias.
3. As fêmeas são maiores que os machos e possuem asas.
4. Os operários não têm asas, estão incumbidos da criação das chamadas “larvas” e da construção dos formigueiros.
5. As larvas saem de pequenos ovos brancos, postos pelas fêmeas, que “por acaso” são postos quando estas percorrem os interiores das galerias dos formigueiros.
6. Os neutros ou operários os recolhem com cuidado, prendendo-os entre suas mandíbulas e os vão revirando como se estivessem lambendo e os amontoam em sítios especialmente reservados para isso.
7. É o calor que faz com que as larvas saiam desses ovos, elas são brancas e alongadas e são bem tratadas peças operárias.
As larvas não têm patas e em uma parte de volume maior está sua boca e são alimentadas pelas operárias.
Elas fiam um casulo muito delicado o qual é “rasgado” pelas operárias para poderem sair. Saindo desses casulos, ficam conservados dentro do formigueiro onde são guardadas pelas operárias mais velhas, sendo protegidas, instruídas, dirigidas pelas mais velhas e revelam a habilidade nas construções das galerias, nas abóbodas subterrâneas e ali elas dispõem de alimentação.
Como se possuíssem uma linguagem - que são sinais - exprimem suas necessidades e, se por acaso forem atacadas, umas entram de imediato para avisar enquanto outras procuram se defender, com valentia, procurando dar tempo para a defesa das “cidades” atacadas.
Uma das maiores curiosidades é a “arte” como as formigas retiram dos chamados pulgões sua alimentação.
Esses pulgões possuem na parte traseira dois tubérculos que expelem um líquido açucarado; segundo as diferentes espécies de formigas, funcionam como “vacas dos formigueiros”, alimentando-as.
Posso dizer que VALEU a procura, aprendi coisas que não sabia.

Flerts Nebó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua atenção. Se possível deixe informações para fazermos contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...