Durante a Pizza Literária de 19 de maio de 2012, a médica psiquiatra Suzana Grunspun oficializou seu ingresso na SOBRAMES SP como membro titular.
Segue um de seus textos denominado Continuidade.
I –Bagagens
Os tempos mudam no devagar depressa dos tempos . Os pés molhados , a cabeça atordoada.Meus pensamentos corriam , eram um só, eu atrás de segurar o tempo.Diante do imponderável tentava dominar o temporal com a fraca proteção de um guarda chuva que parecia encolher.
Alguém me disse : sai , procura um abrigo para todas as coisas;permaneci com as bagagens da vida.Como todo um passado poderia caber num presente tão indefinido, tênue e escorregadio.
Eu agora filha , órfã e aflita para não perder o passado. Esse me dando a sensação de uma existência única no tempo e no mundo.
Na correria,encontrei um lugar no presente.Guardei todos os compromissos de meu pai; seus arquivos , sua memória , nem viva ,nem morta.Me aliviei nesse espaço; não era meu, não era dele. Dei continuidade.
II-Pai
A sensação de alívio, sabendo de sua continuidade , foi uma experiência propulsora em minha vida.Volto-me para você mais tranquila e escrever esta carta é uma forma de conseguirmos nos tocar; sinto uma alegria na oportunidade que se revela.
Deparo-me com a rapidez como as frases aparecem;espero não pesá-las, será menos dolorosa a sensação da saudades que me toma o espírito.Com serenidade a fluidez prevalecerá; no papel em branco ficará marcado toda a nossa amizade e mútua admiração.
Fui dançar , escrever , rever pinturas nos museus para modular a dureza da vida que muitas vezes nos assola e enrijecem as lembranças.O mais engraçado foi entrar nessa intensa atividade e procura;percebendo o quanto de mim ainda se alimente de nós.
Aquelas discussões inflamadas , doídas não turvaram nossa comunicação.Passaram à tonalidades claras e amenas na minha mente. Os dissabores trocaram de gosto , se amargo algumas vezes, agora temperam a minha existência.
Eu gostaria de rever todos os nossos bons momentos , até sobrevoar a paisagem de nossa história, para sentir novamente o contínuo diálogo mantido nos longos anos, por algumas vezes calorosos , coloridos; outros beligerantes, opacos.
Nesta experiência de presença , ausência ; peculiar de quem se vale de recordações, percebo poder escolher entre estes momentos.
Quem diria , alcançarmos uma transcendência; eu transformo e resumo toda a nossa vida em pequenos instantes passageiros que permanecem eternos .
Suzana Grunspun
Baseado no conto : A terceira Margem do Rio de João Guimarães Rosa
Páginas
- Textos
- Quem somos
- Diretoria
- Estatuto
- Autores
- Livros
- Jornadas
- Prêmio Prosa
- Prêmio Poesia
- Prêmio Desempenho
- Prêmio Assiduidade
- Galeria dos Presidentes
- Antologias
- Coletâneas
- História (para download)
- Hino
- Coleção Letra de Médico
- Associe-se
- Atualização de Cadastro
- O Bandeirante
- Memórias Literárias
- AGENDA 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua atenção. Se possível deixe informações para fazermos contato.